Espiritualidade / Arte
  

O início de um novo começo

Texto sobre a Páscoa escrito por Gustavo Monteiro, aos moldes dos que estão sendo publicados no perfil do Instagram @guga.monteiroo

por Gustavo Monteiro   publicado às 00:00 de 08/04/2023, modificado às 10:27 de 08/04/2023

No princípio de tudo, quando o tempo tinha acabado de ser inventado, uma mulher chamada Eva se viu diante de uma árvore gigantesca, intrigante, proibida. 

Tendo diante de si um fruto (diz um Livro antigo), ela sentiu a irresistível necessidade de tê-lo dentro de si e de nutrir-se dele. Assim fez e, ao compartilhá-lo, sentiu-se só. 

Esse foi o começo do fim.

Muito tempo depois (diz o mesmo Livro), uma mulher chamada Maria se viu diante de uma estrutura gigantesca, intrigante, proibida. Os troncos que um dia foram de uma árvore, dispostos em formato de cruz, penduravam, atado ao centro, o seu filho.

E ela teve diante de si, assim transformado em nada, o Fruto do seu ventre.

É verdade que Ele tinha repartido pão e multiplicado peixes, mas o seu principal nutriente eram, na verdade, Palavras. Foram as suas Palavras que arrastaram multidões, que operaram tantos milagres. E foram as suas Palavras que, política e religiosamente mal interpretadas, tinham-no levado àquele lugar.

O Fruto que um dia tinha saído de dentro de Maria, semente de uma antiga promessa, era agora arrancado do mundo em desespero e dor. Um homem que deixa de ser homem. O Filho de Deus que se sente abandonado por Deus.

Também de Maria tinham roubado a sua principal tradução, já não era mãe de filho vivo. Dessa vez, porém, não havia solidão.

Ao contrário do fruto do início dos tempos, o fruto do ventre de Maria, recheado de Palavras eternas e feitas com a capacidade de vibrar todas as cordas do universo, produz família. É impossível experimentar das suas Palavras (antes, agora ou depois) e não se sentir uma coisa só com o mundo e com todos (os de antes, os de agora e os de depois).

De pé, desolada, mas sem desespero, Maria sentiu vivas as Palavras que tinha guardado dentro do peito desde sempre.

E esse foi o início de um novo começo.