Rubinho finalmente campeão

No último final de semana, o automobilismo brasileiro pôde festejar um de seus pilotos mais memoráveis. 23 anos após seu último título, na Fórmula 3 inglesa, Rubens Barrichello, o Rubinho, tornou-se campeão da Stock Car Brasil 2014.

Após 23 anos de jejum, Rubens Barrichello voltou a ser campeão. Neste domingo (30), o ex-piloto da Fórmula 1 conquistou o título da Stock Car, ao ficar na terceira colocação na etapa final da categoria, em Curitiba (PR). A vitória foi de Daniel Serra, com Átila Abreu em segundo lugar. Foto: Bruno Terena/Red Bull Content Pool

Com 43 anos, o ex-piloto de Fórmula 1 ficou em terceiro lugar na prova de Curitiba, precisando estar entre os quatro primeiros. Diferentemente do que aconteceu na principal categoria do automobilismo mundial, neste ano Barrichello teve um desempenho consistente, garantindo um excelente desfecho para o piloto e sua equipe.

Uma carreira de sacrifícios

No seu site oficial, Rubinho conta um pouco da sua jornada no automobilismo, destacando os anos que antecederam a sua entrada na Fórmula 1:

Rubens Barrichello em 2010. Foto: Ph-Stop/Flickr

“Em 1990, vivi um ano muito difícil de minha vida, tendo que deixar para trás minha família, meus amigos e tudo que havia conquistado aqui no Brasil em busca do meu maior sonho: ser um piloto de Fórmula 1. Fui sozinho, e sozinho mesmo, pois não tinha recursos para levar ninguém para a Europa. Fui participar do Campeonato Europeu de Fórmula Opel na Equipe Draco. Tinha 17 anos e amadureci muito, pois foi muito difícil enfrentar tantas barreiras. Vejo hoje os grandes craques (do futebol) serem vendidos e, quando chegam ao exterior, existe uma enorme estrutura para ajudá-los. Já no caso da maioria dos pilotos, íamos com a cara e a coragem.”

Foi essa coragem que levou Barrichello ao seu primeiro titulo internacional, já no ano seguinte a sua chegada à Europa. Em 1994, no grande prêmio da África do Sul, ele realizaria o grande sonho de correr, pela primeira vez, por uma equipe de Fórmula 1.

De lá para cá, anos como coadjuvante, mas um recorde de respeito: com 323 corridas disputadas, Rubinho é o piloto que mais esteve presente em provas da mais importante categoria do automobilismo mundial.

Rubinho e o legado de Senna

Rubens Barrichello em 2011, ainda na Fórmula 1. Foto: Patrick Down

Difícil saber se um dia Rubens Barrichello será lembrado como um dos grandes nomes do automobilismo. Nos seus quase 20 anos de Fórmula 1, o piloto brasileiro conquistou somente 11 vitórias, sendo por duas vezes vice campeão da temporada.

Considerado pelo jornal italiano “Gazzetta dello sport” como o melhor segundo piloto de uma equipe, Rubinho esteve na sombra de outros dois grandes campeões: Michael Schumacher e James Button. 

Sempre disposto a se sacrificar pelo “time”, Rubens Barrichello teve a árdua tarefa de dar continuidade ao legado vitorioso de Ayrton Senna, uma das grandes lendas da Fórmula 1. Mesmo com diferenças visíveis de talento entre os dois pilotos brasileiros, a simpatia de Rubinho sempre chamou a atenção. Com simplicidade e até consciência de seus limites como esportista, Barrichello comemorou cada uma das suas vitorias, festejou com alegria seus pódios e, mesmo não sendo um grande campeão como Senna, conseguiu a admiração dos amantes de automobilismo do mundo inteiro.

Agora o piloto tem um novo palco: a Stock Car Brasil, onde deixou de ser coadjuvante para assumir o lugar de protagonista. Venceu, mas sem deixar de lado a alegria, a humildade, o respeito pelos adversários e o reconhecimento à equipe e aos seus familiares. Marcas registradas do, agora, campeão.

Parabéns Rubinho!

Tags:

fórmula 3, fórmula 1, rubinho, stock car, 2014, rubes barrichello, automobilismo



Sobre

Fazer do esporte um instrumento de promoção da fraternidade é aceitar o desafio de descobrir, acima de tudo, a prática de atividades físicas como possibilidade de encontro, de relação. Em uma competição esportiva, o adversário não é um inimigo, nem o jogo uma batalha. Por isso, respeitar as regras predefinidas e preservar um espírito de lealdade e honestidade tornam-se elementos essenciais para que o esporte realize a sua missão socioeducativa. Neste blog, queremos identificar, discutir e descobrir os grandes promotores do esporte no Brasil e no mundo e, com eles, refletir sobre valores que ajudam a edificar a nossa sociedade.

Autores

Valter Hugo Muniz

Jornalista com experiências internacionais na Ásia (Indonésia) e na África (Costa do Marfim). Atualmente mora em Genebra, na Suíça. É formado em jornalismo pela PUC-SP. Trabalhou em agências de comunicação, empresas multinacionais, editoras e na televisão. Concluiu recentemente uma pós-graduação no Instituto Universitário Sophia, em Florença, Itália.