Esporte / PolíticaESPORTE Revista CNNovembro / 2017 por EMANUEL BOMFIM

Prisão de Nuzman expõe podridão do legado olímpico

Não havia como conter a euforia diante de tal feito: outubro de 2009 e o Rio de Janeiro vencia Madri, Tóquio e Chicago para se tornar a sede da Olimpíada de 2016. Num curto intervalo de dois anos, o Brasil receberia os dois maiores eventos do esporte no planeta. A imagem que circulou pelo mundo e relegou aos brasileiros um raro sentimento de onipotência trazia figuras públicas ainda imaculadas: Lula (então presidente), Sérgio Cabral (então governador do Rio), Carlos Arthur Nuzman (então presidente do Comitê Olímpico Brasileiro) e Eduardo Paes (então prefeito do Rio). Até Michel Temer, à época presidente da Câmara, estava ali de butuca e apareceu em reportagens sobre a comemoração da comitiva brasileira na Dinamarca, quando o fatídico anúncio foi feito.



Importante

Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.


Se não, assine a revista Cidade Nova.



Acesso gratuito para conhecer o conteúdo da revista

Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.


*O arquivo está em construção.

Tags:

corrupção, olimpíadas, legado, jogos olímpicos, cob, nuzman, coi

Confira também

Cidade InformaEsporte / Política
05/08/2016
Pesquisa da FGV afirma que indicadores sociais do Rio melhoraram com Olimpíada
por Tâmara Freire - Radioagência Nacional
Cidade InformaEsporte / Política
04/09/2015
Congresso no Rio debate legado social dos Jogos Olímpicos
por Alana Gandra - Agência Brasil
Cidade InformaEsporte / Política



Revista CN   Novembro / 2017    Índice desta edição