Sociedade / EsporteESPORTE Revista CNFevereiro / 2018 por EMANUEL BOMFIM

Futebol também é coisa de menina

Aos sete anos recém-completados, minha filha mais velha, Alice, me pediu uma chuteira de presente. Argumentou de maneira sucinta a sua vontade de ostentar o par de calçados do esporte bretão (enquanto meu coração congelava de felicidade): “Eu gosto de futebol”. Quando eu era menino, elas não costumavam vestir chuteiras e declarar amor pelo futebol. Até tinham seus times, vestiam camisas de vez em quando, mas raramente desfrutavam de uma autonomia de opinião nessa área. Poucos eram os casos de meninas que se arriscavam pelo embate franco das notícias boleiras ou mesmo encaravam quadras e campos das escolas públicas e particulares. O futebol, espelho cultural de todo um país, tinha a predominância de um só gênero. Mas já dá para dizer que esse cenário mudou?



Importante

Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.


Se não, assine a revista Cidade Nova.



Acesso gratuito para conhecer o conteúdo da revista

Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.


*O arquivo está em construção.




Revista CN   Fevereiro / 2018    Índice desta edição