Sociedade / ComunicaçãoSOM NA CAIXA Revista CNMarço / 2018 por EMANUEL BOMFIM

Trilha-sonora é o grande destaque de filme sensação de 2017

Há muito não se via um filme capaz de produzir trilha sonora tão empolgante, que ganhasse vida própria. A linhagem é a mesma das obras de Quentin Tarantino, ou seja, não estamos falando de temas originais, instrumentais, criados sob medida para as cenas e climas. Mas, sim, de trilhas construídas a partir de canções pré-existentes. A genialidade não está na composição, mas no trabalho de curadoria, de escolha das músicas. Claro que a ligação delas com as sequências audiovisuais também é de suma importância, porque ali se dá a catarse do universo pop com o desenrolar dramatúrgico de uma cena. Só para dar um exemplo anedótico: o que seria do casal Di Caprio/Kate Winslet sem a indefectível (e melosa) My Heart Will Go On, na voz de Celine Dion? Ou, se preferir algo mais cult (e tão memorável quanto), lembremos de John Travolta e Uma Thurman ao som de Chucky Berry, You Never Can Tell, em Pulp Fiction (1994)… As referências bem-sucedidas na história do cinema são múltiplas.



Importante

Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.


Se não, assine a revista Cidade Nova.



Acesso gratuito para conhecer o conteúdo da revista

Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.


*O arquivo está em construção.




Revista CN   Março / 2018    Índice desta edição