Comportamento / ComunicaçãoCLAQUETE Revista CNMaio / 2018 por EMANUEL BOMFIM

Problema com ‘O Mecanismo’ é de forma, não de conteúdo

A escola de base de José Padilha é o documentário. Não é de estranhar, portanto, que sua produção esteja quase sempre voltada para atacar questões da realidade – mesmo quando está no terreno da ficção. Por mais que se busque o melhor estofo jornalístico para seus roteiros, a opção por um cinema “político” embute um natural confronto com vozes dissonantes. Com o excelente Narcos, o diretor brasileiro apanhou um bocado de setores da sociedade colombiana. Agora, com O Mecanismo, a celeuma não foi diferente. A primeira temporada da série sobre a Operação Lava Jato, disponibilizada na Netflix, virou motivo de ódio e amores transbordados. No fundo, estava em jogo uma briga por uma narrativa. Algo que já assola o país há algum tempo, em especial nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Padilha só jogou mais pólvora numa combustão inflamada por muitas paixões e pouco racionalismo. Tratamos política como se trata o futebol.



Importante

Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.


Se não, assine a revista Cidade Nova.



Acesso gratuito para conhecer o conteúdo da revista

Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.


*O arquivo está em construção.




Revista CN   Maio / 2018    Índice desta edição