Sociedade / ComportamentoOUTRO OLHAR Revista CNOutubro / 2018 por ANA CAROLINA WOLFE

Fusão de linguagens

O designer japonês Kosuke Takahashi desenvolveu uma tipografia que combina o sistema de escrita tátil a letras convencionais. Chamada de Braille Neue, a tipografia facilita a utilização, de uma só vez, das duas linguagens e, assim, incentiva o uso do Braille em espaços públicos, onde se acaba deixando de lado a acessibilidade a pessoas cegas ou com baixa visão. A simplicidade da proposta não deixa de fazer dela uma inovação. Pouco utilizado dessa forma, o Braille poderia estar presente em todo tipo de sinalização e escrita. Para isso, seria necessário apenas um pequeno ajuste de sobrescrita no que já existe. O projeto também testou a legibilidade do Braille em escritas maiores, já que normalmente ele é usado em proporções menores, e descobriu que o padrão de seis pontos permite a leitura do Braille também nessas condições. No site da proposta – http://brailleneue.com/ – há um modelo com os alfabetos latino e o japonês já adaptados.



Importante

Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.


Se não, assine a revista Cidade Nova.



Acesso gratuito para conhecer o conteúdo da revista

Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.


*O arquivo está em construção.




Revista CN   Outubro / 2018    Índice desta edição