Religião / PolíticaCIDADE NOVA NO MUNDO Revista CNJulho / 2019 por VIRGINIA BONARD

Por que a Igreja se mete em política?

(Ciudad Nueva, Argentina)

É recorrente – talvez a muitos dos leitores tenha ocorrido também – que, em alguns círculos, surja a pergunta: por que a Igreja se “mete” em política? O uso desse verbo conota um desprezo sutil e remete a outra frase que, por anos, nos definiu tristemente como argentinos: “Não se meta…”. Mas a realidade indica que a construção de um país passa justamente por “meter-se” ali, na política; trata-se de contribuir com as ferramentas que a democracia fornece: partidos políticos, eleições livres, funcionamento das instituições, espaços que concedem voz à sociedade civil, independência dos poderes, garantias para o exercício dos direitos e a exigência do cumprimento tanto dos deveres individuais quanto sociais.



Importante

Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.


Se não, assine a revista Cidade Nova.



Acesso gratuito para conhecer o conteúdo da revista

Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.


*O arquivo está em construção.




Revista CN   Julho / 2019    Índice desta edição