Passo peso pesado

Há dois dias esgotamos o orçamento de recursos naturais disponíveis para 2014 e, a partir desta data, a Terra opera no vermelho, sem poder repor tudo aquilo que vamos consumir. A medição já é feita há 14 anos pela organização Global Footprint Network, que chama a data de Dia da Sobrecarga da Terra, ou seja, dia em que a pegada ecológica da humanidade excede a capacidade do planeta de repor recursos naturais e absorver resíduos, incluindo o dióxido de carbono (CO2).

Já falamos do assunto na revista Cidade Nova do ano passado, mas é sempre bom revisar o que significa essa tal de pegada ecológica:

Revista Cidade Nova, junho de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como o problema já está aí, vale a pena adotar algumas medidas, apresentadas pelo WWF, para deixar a pegada mais "leve":

  1. Pegue leve com os hábitos

Quando for as compras, habitue-se a verificar no rótulo o número de registro no IBAMA, assim, você estará respeitando o direito do consumidor além de estar fazendo uma compra responsável. Dê preferência a produtos com certificações “verdes” como produtos orgânicos e eletrônicos que consomem menos energia.

  1. Pegue leve com a alimentação

Cerca de 60% da água doce que temos disponível no planeta é direcionada à produção de alimentos. Evitar o alto consumo diário de proteínas de origem animal pode ser um importante passo para a diminuição do uso excessivo de recursos naturais. Procure alimentos que contenham poucas embalagens e que respeitem as regras socioambientais de produção.

  1. Peque leve com sua casa

Certifique-se que na sua casa não tem vazamentos e evite o uso abusivo de água para lavar calçadas e carros, usar baldes é sinônimo de melhor aproveitamento de água.

  1. Pegue leve com seu meio de locomoção

Na hora do transporte, preocupe-se com a emissão de carbono. Prefira meios de transporte públicos ou repense o uso da bicicleta em trajetos menores. Se o carro for realmente necessário, seja adepto às caronas e faça revisão constante para evitar uma eliminação de gases poluentes desnecessária.

  1. Pegue leve com seu consumo

Luzes, água, roupas e alimentos. Tudo deve ser repensado e aqueles produtos supérfluos devem ficar de fora do consumo diário. Preocupe-se com a quantidade de energia que usa. Ligue a máquina de lavar menos vezes por semana e passe a verificar sempre seus gastos com eletricidade e água. Tendo esse controle, fica mais fácil ver o que pode ser melhorado.

*Fonte: Ecodesenvolvimento

Tags:

consumo, preservação, pegada ecológica, hábitos saudáveis, ecologia



Sobre

Estamos em processo de adaptação ao planeta Terra e ainda precisamos aprender a conviver e cuidar dele da mesma forma que cuidamos de uma criança ou um idoso. Ele é um sistema vivo, no qual todas as partes interagem, inclusive conosco. E o cuidado é essencial, mais do que a razão e a vontade. Mas para cuidar é preciso conhecer. Por isso, este blog se propõe dialogar sobre meio ambiente, destacando fatos importantes para quem quer ambientar-se ainda mais com a nossa casa.

Autores

Ana Carolina Wolfe

Formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), é repórter de Cidade Nova desde 2011. Começou a se interessar por meio ambiente em 2002. Desde então, se apaixonou pela “tradução” de temas ambientais ao público. Hoje, além de Cidade Nova, atua como assessora de imprensa em um centro de pesquisa voltado ao agronegócio e como diretora na ONG Florespi.