Sociedade / Política
  

Secretário-geral da ONU pede esforço global ‘efetivo e humano’ contra as drogas

Ban Ki-moon ressaltou ainda que as regiões mais pobres tendem a ser as mais prejudicadas pelo tráfico de drogas. A ONU estima que 29 milhões de pessoas sejam consumidoras de entorpecentes

por Thiago Borges   publicado às 00:00 de 01/07/2016, modificado às 14:07 de 01/07/2016

Em comunicado sobre o Dia Internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas, lembrado no dia 26 de junho, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu uma ‘‘resposta global que seja, ao mesmo tempo, eficaz, compassiva e humana” para os desafios colocados pelo problema das drogas.

Ban Ki-moon. Foto: Emmanuel Dunand/ONU (19-01-2014)

“Peço aos países e às comunidades que continuem melhorando a vida das pessoas marcadas pelo abuso de drogas, integrando segurança pública e maior atenção à saúde, aos direitos humanos e ao desenvolvimento sustentável”, disse Ban Ki-moon.

Milhões de pessoas, especialmente as mais pobres e vulneráveis, são diretamente atingidas pelo problema, que é uma ameaça à saúde pública, além de promover redes transnacionais de crime organizado, corrupção sistêmica e disseminar a violência.

Yury Fedotov, chefe do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), explicou que o documento final aprovado na sessão especial da Assembleia Geral sobre o Problema Mundial das Drogas ”mostrou a necessidade da luta global” sobre a questão, que ameaça milhões de pessoas atualmente”.

O documento faz uma série de recomendações concretas para o enfrentamento dos desafios colocados pelas drogas, tais como medidas alternativas à condenação;  promoção da cooperação internacional;  fortalecimento dos sistemas de justiça penal, assim como a consolidação dos compromissos com os direitos humanos.

O último Relatório Mundial sobre Drogas 2016, lançado pelo UNODC, aponta que  o número de consumidores de droga aumentou de 27 milhões para 29 milhões de pessoas com idade entre 15 e 64 anos. O documento também alerta para o uso da heroína,  que ressurgiu em algumas regiões.

Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dois estão diretamente relacionados ao tema: o terceiro pede que os países fortaleçam a prevenção e o tratamento de pessoas que abusam de drogas, enquanto o 16º visa à consolidação de sociedades e instituições pacíficas, justas e inclusivas que possam enfrentar drogas ilícitas, crime, corrupção e terrorismo.

Tags:

onu, Relações Internacionais, Direitos Humanos, tráfico de drogas