Comportamento / Cinema
  

Projeto Curta Maria premia estudantes por filme sobre violência doméstica

O filme "Foi só uma vez" narra o que acontece com as vítimas de violência doméstica a partir de relatos que as mulheres agredidas guardam na memória

por Agência Brasil   publicado às 10:40 de 08/11/2016, modificado às 10:41 de 08/11/2016

Estudantes do Centro Educacional 2 de Sobradinho, no Distrito Federal, foram premiados ontem (7) no projeto Curta Maria por um filme sobre violência doméstica. Os trabalhos foram julgados por cem mulheres que já sofreram agressões.

Audiovisual injetou cerca de R$ 20 bilhões na economia em 2013. Foto: Ktsdesign/Fotolia

O curta-metragem premiado, Foi só uma vez,  narra o que acontece com as vítimas de violência doméstica a partir de relatos que as mulheres agredidas guardam na memória.

“O projeto pode servir para mostrar às mulheres em situação de risco que existe uma lei assegurando-as, apesar de não ser tão eficaz, e que precisam denunciar e que também não existe só a violência física, elas podem estar sofrendo outros abusos sem saber”, disse a estudante Aline Oliveira, uma das seis integrantes do grupo premiado.

A proposta e o prêmio surgiram inesperadamente, segundo o estudante Lucas Matheus, 19 anos. Ele e os cinco amigos decidiram participar do projeto e fizeram todo o curta em apenas um dia, da criação do roteiro até o último segundo editado. “A gente nunca imaginou que ganharia, tanto que quando ligaram pra dizer que nós ganhamos, foi uma surpresa”, disse.

O projeto Curta Maria é uma parceria entre a organização não governamental (ONG) Casa de Educação Anísio Teixeira e diversos órgãos do governo de Brasília, como a Secretaria de Educação e a Administração Regional de Sobradinho.

Tags:

educação, Cinema, documentário, violência doméstica, filme, curta