Sociedade / Cinema
  

Série online retrata luta por inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Cada episódio mostra personagens que apresentam sua rotina, para indicar que a inclusão é possível e que as limitações estão na sociedade, não nas pessoas

por ONU Brasil   publicado às 08:00 de 28/12/2016

15% da população global, 1 bilhão de pessoas, tem algum tipo de deficiência. Cerca de 80% delas estão em idade de trabalho. No Brasil, de acordo com o IBGE (2015), 6,2% da população tem algum tipo de deficiência.

No Brasil, de acordo com o IBGE (2015), 6,2% da população tem algum tipo de deficiência. Foto: EBC

“As pessoas com deficiência constituem a maior minoria do mundo”, disse o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, lembrado em 3 de dezembro. “No entanto, os direitos ao trabalho decente e a empregos produtivos são frequentemente negados a essas pessoas”, destacou ele.

“O Futuro que Queremos: trabalho decente e inclusão de pessoas com deficiência” é uma série documental produzida para a Internet com oito episódios que mostram boas práticas de inclusão de pessoas com deficiências diversas no mundo do trabalho, em diferentes contextos no Brasil.

Cada episódio mostra personagens que apresentam sua rotina de trabalho ou estudo para indicar que a inclusão é possível em qualquer situação e que as limitações estão na sociedade, não nas pessoas. Com cerca de quatro minutos de duração cada, os vídeos possuem recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras, legendas e audiodescrição. Fruto de uma parceria entre OIT e MPT, a série completa está disponível no youtube. Confira abaixo o primeiro episódio:

 

 

Tags:

trabalho decente, oit, deficiência, série, mpt