Sociedade / Esporte
  

Rede de ONGs esportivas comemora 10 anos com atividades gratuitas em 5 estados brasileiros

A Rede Esporte pela Mudança Social reúne 86 organizações que acreditam que o esporte é uma ferramenta de desenvolvimento humano

por ONU Brasil   publicado às 09:29 de 24/08/2017, modificado às 09:29 de 24/08/2017

Com a proposta de democratizar a atividade física e o lazer, a Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) — criada por uma parceira entre a Nike e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) — promove nesta semana o evento “Esporte na Rua”. A iniciativa promoverá ações gratuitas no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Ceará e Santa Catarina. A programação marca o aniversário de dez anos da Rede.

Rede Esporte pela Mudança Social reúne organizações que apostam nas atividades físicas e esportivas como ferramenta de desenvolvimento humano. Foto: PNUD/REMS (criança)

A REMS reúne 86 organizações que acreditam que o esporte é uma ferramenta de desenvolvimento humano. Juntas, essas instituições realizam mais de 100 mil atendimentos diretos por ano. No próximo domingo (27), em São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro e, no sábado (26), em Curitiba, os organismos associados à Rede ocuparão espaços públicos para convocar a população a praticar exercícios físicos.

Em São Paulo, a esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo receberá brincadeiras de rua e esportes variados, como tênis, futebol e rúgbi. Atividades têm a participação das organizações não governamentais Social Skate, Associação HURRA!, Fundação Cafu, Instituto Passe de Mágica e Projeto Vida Corrida, entre outras.

No Rio de Janeiro, organizações como a Fundação Gol de Letra, o Instituto Reação e o Projeto Grael oferecerão oficinas de luta, ginástica rítmica, skate, vela e futebol com venda nos olhos. Ao final das oficinas, haverá um debate e todos serão convidados para uma roda de capoeira. O evento terá sua concentração no Aterro do Flamengo.

Em Fortaleza, o evento acontecerá na Praça da Paz Dom Hélder Câmera, na Praia do Futuro. Estão previstas atividades recreativas, educativas e culturais para todas as idades, além de jogos esportivos, futebol de areia e futsal, dama humana, frisbeebeach tennis e slackline. Atividades serão lideradas pelo Instituto Esporte Mais (IEMais) e pelo Instituto Povo do Mar (IPOM).

Curitiba será a cidade-sede para o “Esporte na Rua” na região Sul do país. O local escolhido é o Parque dos Peladeiros, onde fica a sede da ONG Futebol de Rua (FDR). Estão programadas atividades esportivas, como mini-vôlei, futebol freestyle e mini-tênis, e intervenções culturais. Organização fica a cargo da FDR, do Instituto Compartilhar e da instituição Atleta Bom de Nota.

Além desses eventos principais, os membros da REMS preparam outras ações, em outras cidades. Em Campos do Jordão (SP), o Instituto Patrícia Medrado comandará o tênis em rede, modalidade que também será ensinada em outras unidades da ONG.

Ainda no Rio de Janeiro, o Instituto Reação promoverá, no Polo da Rocinha, um treino integrado de judô com a Luta pela Paz e a Fundação Gol de Letra.

“Queremos mostrar que o espaço público deve ser usado para o bem comum. Por isso, estamos mobilizando toda nossa rede, composta por educadores, líderes comunitários, assistente sociais, atletas e educandos, para que ocupem as ruas”, explica a coordenadora da REMS, Ana Luiza de Araujo Carrança.

“Mais do que diversão, democratizar, com qualidade, a atividade física e o lazer promove saúde, bem-estar e favorece o desenvolvimento humano”, acrescenta William de Oliveira, diretor-executivo do Instituto Barrichello, entidade responsável pela Secretaria Executiva da REMS.

Conheça toda a programação abaixo:

Eventos-Âncoras

São Paulo (SP)
Data e horário: 27 de agosto, das 11h às 14h.
Local: Esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha Azevedo.
Atividades: Skate (Social Skate), rúgbi (Associação HURRA!), dança (Fundação Cafu), futebol 3 (Fundação EPROCAD), capoeira e tchoukball (Fundação Gol de Letra), tênis cidadão (Instituto Patrícia Medrado), lutas (Instituto Barrichello), jogo do desenvolvimento esportivo, (PRODHE), jogadeira (Instituto Esporte & Educação), futebol de rua (Instituto Futebol de Rua), amarelinha, corda, desafios do bambolê e jogo de basquete com cesta adaptada (Instituto Passe de Mágica), aquecimento (Projeto Vida Corrida).

Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 27 de agosto, das 9h às 12h30.
Local: Aterro do Flamengo.
Atividades: Ginástica rítmica (Fundação Gol de Letra), judô (Instituto Reação), skate (Coletivo Brisa), vela (Projeto Grael), futebol (Instituto Bola Pra Frente), muay thai e capoeira (Associação Luta Pela Paz), dinâmicas e rodas de conversa sobre esporte (PROMUNDO), rodas de conversa com mulheres esportistas de destaque (Fundo Elas) e futebol de cinco com vendas nos olhos (URECE). Ao término das oficinas, haverá grande roda de conversa com os presentes para discutir impressões sobre o evento, e todos serão convidados também para uma roda de capoeira.

Fortaleza (CE)
Data e horário: 27 de agosto, das 8h às 13h.
Local: Praça da Paz Dom Hélder Câmara (Av. Dioguinho, 3519 – Vicente Pinzon, Praia do Futuro).
Atividades: Aulão de dança, futebol de areia, futsal, jogos recreativos (dama humana, mini-atletismo, frisbee, handebol adaptado), oficina de capoeira, tarp surfing, vôlei de areia, beach tennis, skate e slackline, coordenados pelo Instituto Esporte Mais (IEMais) e pelo Instituto Povo do Mar (IPOM).

Curitiba (PR)
Data e horário: 26 de agosto, das 9h às 16h.
Local: Parque dos Peladeiros.
Atividades: Instituto Futebol de Rua (Futebol de Rua e FreeStyle), Instituto Compartilhar (Vôlei e Mini Vôlei), Instituto Guga Kuerten (tênis e mini-tênis) e Atleta Bom de Bola (futebol e futsal).

Programação dos eventos ao longo da semana

Butantã (SP)
EPROCAD, ICA, HURRA!, PRODHE – Encontro REMS 10 Anos na Zona Oeste
Com apoio das organizações locais: Programa Aproximação (Pró-Reitoria Cultura e Extensão da USP), Circo Escola São Remo, Projeto Girassol, SAE Butantã, Composição Urbana, Rede de Vizinhos da Arena São Remo.
Data e horário: 26 de agosto, das 9h às 17h.
Local: Arena São Remo – Rua Aquianes s/nº – Jardim São Remo, Butantã, São Paulo – SP.
Atividades: Serão oferecidas atividades e oficinas de futebol 3, “voleidiverso”, rúgbi, capoeira, hip hop, malabares e bambolês, dança de rua, além do serviço de aconselhamento e testagem de doenças sexualmente transmissíveis.

Jardim Célia (SP)
Hurra! e IEE – Encontro 10 anos REMS na Zona Leste
Data e horário: 24 de agosto, das 13h às 15h.
Local: CEU Três Pontes – Rua Capachós, 344 – Jardim Celia, São Paulo – SP.
Atividades: Vivências esportivas, como futebol, vôlei e rúgbi, e roda de conversa para reflexão sobre o tema “Esporte pela mudança social”.

São Clímaco / Heliópolis (SP)
Hurra! e IEE – Encontro 10 anos REMS no Heliópolis
Organizações da REMS: Hurra! e IEE.
Data e horário: 25 de agosto, das 13h às 14h30.
Local: CEU Heliópolis – Estr. das Lágrimas, 2385 – São João Clímaco, São Paulo – SP.
Atividades: Vivência de rúgbi e entre os alunos da HURRA (Núcleo CEU Heliópolis) e IEE (Núcleo Campo Salles).

Jardim Letícia (SP)
IPM, Passe de Mágica e IEE – Encontro 10 anos REMS Zona Sul
Data e horário: 23 e 24 de agosto, das 13h às 17h.
Local: Passe de Mágica – Núcleo Vila da Paz (Interlagos – Rua Rio Madeira) e IEE – Núcleo São Luis – José Manoel Camisa Nova, 114, São Paulo – SP.
Atividades: Serão oferecidas aulas de vôlei no IPM, no dia 24, e de basquete no IEE, no dia 23.

Campos do Jordão (SP)
Instituto Patrícia Medrado – Tênis em Rede
Data e horário: 21 de agosto, das 8h às 17h.
Local: Tênis Clube de Campos do Jordão, Campos do Jordão – SP.
Atividade: Tênis.

Tremembé (SP)
Fundação Gol de Letra – Rua de Lazer
Data e horário: 26 de agosto, das 10h às 15h.
Local: Evento Itinerante. Ponto de referência: Rua Antônio Simplício, 170 – Tremembé, São Paulo, SP.
Atividades: Brincadeiras de rua, como pega-pega, esconde-esconde e amarelinha.

Consolação (SP)
Instituto Barrichello – Encontro Esporte pela Mudança Social
Data e horário: 22 de agosto, das 9h30 às 17h.
Local: Sesc Consolação – End. R. Dr. Vila Nova, 245 – São Paulo, SP.
Atividades: Espaço de discussão e troca de experiências das diferentes áreas de atuação envolvidas no Projeto Esporte na Rua para uma Cultura de Paz, do Instituto Barrichello, que busca ressignificar a utilização dos espaços públicos por meio de atividades físicas e esportivas e da comunicação não violenta. Na ocasião, haverá a distribuição para os participantes do “Guia do Educador: Desenvolvimento Humano por meio de jogos e brincadeiras para uma Cultura de Paz”.

São Conrado (RJ)
Instituto Reação Polo Rocinha – Treino Integrado de Judô Social
Data e horário: 23 de agosto, 16h30 às 18h.
Local: Rua Bertha Lutz, 86 – São Conrado, Rio de Janeiro, RJ.
Atividade: Judô.

Florianópolis (SC)
Instituto Guga Kuerten – Mosaico Humano no Instituto Guga Kuerten (evento interno)
Data e horário: 22 de agosto, das 8h às 17h.
Atividade: Os sete núcleos do Programa Campeões da Vida, com cem crianças e adolescentes em cada, desenvolverão um mosaico humano em homenagem à REMS. O registro será fotográfico e/ou por vídeo.

Tags:

esporte, inclusão, transformação social