Saúde / Comportamento
  

OMS lança novas diretrizes de combate à obesidade infantil no mundo

Urbanização, fast food, e aumento do tempo diante da TV e de videogames levaram a uma elevação do consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcar e sal e menores níveis de atividade física

por ONU Brasil   publicado às 10:08 de 09/10/2017, modificado às 10:08 de 09/10/2017

Estima-se que 41 milhões de crianças menores de 5 anos sejam obesas ou estejam acima do peso no mundo. As informações são de especialistas Organização Mundial da Saúde (OMS), que lançaram na quarta-feira (4) novas diretrizes para enfrentar o que eles consideram uma epidemia global.

Crianças brincam em escola na cidade de Nookat, no Quirguistão. Foto: OCHA/Eurasia Foundation of Central Asia

Diante de evidências que indicam que o problema afeta tanto países desenvolvidos quanto em desenvolvimento, a OMS divulgou detalhes sobre como profissionais treinados podem identificar melhor os jovens que precisam de ajuda. As diretrizes publicadas para tratar a obesidade incluem aconselhamento e dieta, avaliação dos hábitos alimentares, além das mais comuns medições de peso e altura.

A OMS diz que a prevalência de obesidade em crianças reflete mudanças comportamentais que privilegiam dietas não saudáveis e inatividade física. Urbanização, o aumento da renda, a disponibilidade de fast food, o aumento das demandas educacionais e do tempo diante da televisão e de videogames levaram a uma elevação no consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcar e sal e menores níveis de atividade física.

Embora tenham sido feitas grandes intervenções de saúde pública para promover uma dieta saudável e atividade física para adultos, a contribuição de intervenções para jovens e crianças para reduzir o risco de obesidade na vida adulta não foi significativamente priorizada, segundo a OMS.

Tags:

saúde, crianças, alimentação, obesidade infantil