Sociedade / Mov. Focolare
  

A trajetória de Vera Araújo ao lado de Chiara Lubich: uma retrospectiva

Ao ler a introdução do livro Ser Diálogo, da socióloga brasileira e escritora Vera Araújo, fica visível a importância da figura de Chiara Lubich para as aventuras que Vera viveria a partir do primeiro encontro de ambas.

por Teresa Breda   publicado às 00:00 de 24/05/2022, modificado às 13:31 de 25/05/2022

Mulheres marcantes, estudiosas, sábias e dialógicas, conheceram-se em 1959 em Dolomitas, norte da Itália, quando Vera viajou para participar de um dos grandes encontros anuais do Movimento dos Focolares, a Mariápolis, ao lado do irmão e de outras quatro brasileiras. 

Bastou conhecer o carisma da unidade de Chiara Lubich, que a então estudante propôs largar tudo, até seus estudos, para seguir a Deus ao lado das focolarinas e dos focolarinos. Mas, a resposta de Chiara foi inesperada: continue seus estudos, pela humanidade e por Deus. 

Já em 1961, Vera  voltou para a Itália novamente, à convite de Chiara, e por lá ficou por cinco décadas. Seus estudos em teologia continuaram pela Universidade Maria Assunta - a única da área que aceitava o ingresso de mulheres. Na Espanha, finalizou o curso de Direito, iniciado na Universidade Federal de Recife. 

E os estudos em Sociologia? Foi também a partir do convite de Chiara que Vera embarcaria neste “novo mundo”. Formou-se pela Faculdade de Ciência Política da Universidade de Florença, tendo praticamente aulas particulares com professores que, no período de greves e contestações internacionais, refletiam ao lado de poucos estudantes, sem dar aulas formais. 

Todo esse estudo concedeu à Vera uma bagagem ampla e teórica sobre o mundo. Por outro lado, a convivência no Movimento deu a ela uma visão prática sobre a vida. Em Loppiano, no Itália, uma das sedes  dos Focolares, Vera foi convidada a lecionar no Instituto Internacional Mysticis Corporis, onde homens e mulheres se formam para seguir a vocação leiga ao Focolare. 

Vera esteve ao lado de Chiara no início de várias iniciativas de diálogo com a economia, com a política, comunicação, educação, dentre tantas outras e, por isso, foi convidada, em 2000,  pela fundadora dos Focolares a se dedicar totalmente à disseminação de uma nova cultura inspirada no carisma da Unidade e, impulsionada pelo diálogo com a sociedade civil. 

Em breve, a Editora Cidade Nova lançará o livro Ser Diálogo, um compilado de textos da socióloga sobre suas reflexões e estudos acerca do diálogo e de uma nova cultura alicerçada na unidade. 

Adquira o seu exemplar. Clique aqui


 

Tags:

Chiara Lubich, Focolares, diálogo, Vera Araújo