Sociedade / Mov. Focolare
  

Igino Giordani: família, infância, adolescência e estudos

Leia alguns parágrafos da material Especial da edição abrill 2023 da Revista Cidade Nova sobre detalhes da trajetória de vida de Igino Giordani, também conhecido pelos membros do Movimento dos Focolares como Foco.

por Luís Antônio Pierre   publicado às 00:00 de 17/04/2023, modificado às 10:47 de 17/04/2023

IGINO GIORDANI nasceu no apagar do século 19, em 24 de setembro de 1894, em Tivoli, distante cerca de 28 km de Roma, cidade tradicional de famílias pertencentes a uma antiga nobreza e rica por suas tradições religiosas e culturais. Sede da diocese, possuía seminário; ao mesmo tempo, era um ambiente de acirrado anticlericalismo promovido pela maçonaria, por liberais e republicanos.

Tivoli, com seus lindos jardins e cascatas de águas abundantes na famosa Villa d’Este, é bastante importante, a ponto de ser uma das primeiras cidades na Itália a receber iluminação elétrica pública, o que se deu em 1886. Uma nota à parte: um dos principais temas de estudo de Igino Giordani, a Doutrina Social da Igreja, teve início em 1891, um pouco antes do seu nascimento, quando o papa Leão XIII publicou a Encíclica Rerum Novarum

Giordani morava com seus pais, Mariano e Orsolina, irmãos e avós, em uma pequena casa. Na família, falava-se sobre a existência de parentes longínquos com alguma projeção social e religiosa, até mesmo com certa relação com o papa Simplício. Mariano era pedreiro e Orsolina cuidava da casa e lavava as roupas às margens do rio.

Da época, assim lembra Igino: “uma Tivoli vestida de matas e taquarais que descia em direção ao Rio Aniene. Por ali minha mãe me conduzia pela primeira vez, carregando-me no colo, enquanto equilibrava na cabeça a cesta com roupa suja e panos para lavar1”. Na infância, Igino ia nadar no Aniene nas tardes de verão, não obstante a reprovação de sua mãe.

Tenha acesso ao texto completo assinando a Revista Cidade Nova. Clique aqui e garanta sua leitura mensal de qualidade!

 
Tags:

movimento dos focolares, Igino Giordani, Tá na Revista