Sociedade / Espiritualidade
  

Cidade Nova lança “Famílias em ação”

Obra revisita exortação apostólica Amoris Laetitia à luz de testemunhos de famílias ao redor do mundo. A edição brasileira do livro é um projeto em parceria com a Pastoral Familiar do Brasil e o Setor de Famílias Novas, do Movimento dos Focolares

por Luís Henrique Marques   publicado às 00:00 de 18/04/2023, modificado às 17:36 de 18/04/2023

Famílias em ação, um mosaico de vida: testemunhos de famílias de vários países sobre a Amoris Latetitia é um dos últimos lançamentos da Editora Cidade Nova. O projeto, uma parceria com a Pastoral Familiar do Brasil e o Setor de Famílias Novas, do Movimento dos Focolares, apresenta uma síntese de cada capítulo da exortação apostólica escrita pelo Papa Francisco e seguida por testemunhos de famílias do mundo todo, das mais variadas condições sociais e culturas, e sobre diferentes situações que envolvem o ambiente familiar hoje.

Vale lembrar que Amoris Latetita é resultado de um percurso que envolveu milhares de famílias e comunidades eclesiais de várias nações, culminando com o sínodo sobre a família, realizado em 2016. Nesse documento, o pontífice evidencia a missão da família e reconhece seus desafios no mundo contemporâneo, colocando a pessoa como fundamento do núcleo familiar.

“Esse livro recolhe testemunhos de diversas famílias à luz desse olhar renovador e compõe assim um rico mosaico de vida que pode inspirar, emocionar e servir de farol para muitas pessoas”, afirma o texto de apresentação da obra em sua contracapa.

O texto original em italiano foi organizado por Sergio Pellegrini, Gianni Salerno e Maria Corporale e contou com prefácio do padre Marco Vianelli (OFM), diretor do Escritório Nacional Italiano para a Pastoral Familiar, no qual ele sintetiza bem o “espírito” do livro que apresenta, por meio da riqueza dos relatos que se conectam com Amoris Laetitia, “uma teologia que nasce e é narrada através da vida”.

A edição brasileira, produzida por Cidade Nova, conta também com prefácio do padre Crispim Guimarães dos Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “O presente livro nasce [...] da vida das famílias inspiradas na alegria do amor”, escreve padre Crispim. Ele salienta que essa obra é fruto de um trabalho de comunhão entre famílias do Movimento dos Focolares e da Pastoral Familiar no Brasil que contribuíram relatos de experiências próprias para a edição brasileira do livro.

Ficha técnica

Título: Famílias em ação, um mosaico de vida: testemunhos de famílias de vários países sobre Amoris Laetitia

Organizadores: Sergio Pellegrini, Gianni Salerno e Maria Caporale

Prefácio para edição italiana: Marco Vianelli (OFM)

Prefácio para edição brasileira: Crispim Guimarães dos Santos

Tradução: Miriam Pina

ISBN: 978-65-88624-47-0

Formato: -

Preço: -

Tags:

família, lançamento, amoris laetitia, familia, Famílias em Ação