Negócios / Sustentabilidade
  

PNUD e SEBRAE mapeiam negócios inclusivos e sociais

Estão abertas as inscrições para a Iniciativa Incluir 2017, que identificará e apoiará negócios comprometidos com a geração de impacto positivo à sociedade

por ONU Brasil   publicado às 07:50 de 17/02/2017, modificado às 07:51 de 17/02/2017

Estimular micro e pequenos negócios inclusivos e sociais, promover seu crescimento sustentável, elevar sua competitividade e fortalecer sua capacidade de exercer impacto socioambiental positivo e escalável: esses são os objetivos da Iniciativa Incluir 2017, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Foto: Raja R/Free Images (Inovação)

Por meio dessa iniciativa, PNUD e SEBRAE apostam a capacidade que o setor privado pode ter no desenvolvimento sustentável brasileiro, indo além das práticas de Responsabilidade Social Corporativa, quando implementam soluções sustentáveis e economicamente viáveis a favor das comunidades onde atuam. Para isso, as empresas devem apostar na inovação dentro de seus próprios modelos de negócio, a partir de práticas centrais mais inclusivas.

A projeto visa atingir potenciais empreendedores, microempreendedores, microempresas, empresas de pequeno porte e produtores rurais comprometidos com o desenvolvimento de soluções capazes de gerar impacto social positivo para a sociedade e também de oferecer oportunidades de inclusão socioeconômica para cidadãs e cidadãos de menor renda.

A Incluir 2017 também busca mapear soluções de negócios capazes de responder às demandas apontadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm como premissa o equilíbrio das três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

As categorias do concurso são: ideia inovadora, negócio com soluções de impacto social, negócio com soluções de impacto ambiental, negócios de impacto em escala, negócio inclusivo em cadeias de valor e negócio rural de impacto. Haverá também menções honrosas às iniciativas que enderecem mais diretamente as temáticas de gênero, juventude, terceira idade e integração dos ODS.

Os finalistas serão encaminhados aos programas de apoio a negócios de impacto social apoiados por governo federal, bancos de desenvolvimento, investidores, incubadoras e aceleradoras para identificação de eventuais oportunidades de incentivo, investimento e apoio à implementação. 

As inscrições já começaram e vão até 3 de abril pelo site do PNUD Brasil, no link: http://bit.ly/2kZBxJY.

Tags:

inovação, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, inclusão, transformação social, negócios, agenda 2030