Negócios / Sustentabilidade
  

Brasil está entre os finalistas de competição da ONU sobre empreendedorismo sustentável

Competição recebeu 324 inscrições de 17 países. O objetivo é difundir iniciativas de sucesso que contribuem para a criação de uma cultura corporativa sustentável

por ONU Brasil   publicado às 08:01 de 04/08/2017

A empresa brasileira Piipee, que criou uma solução biodegradável para limpar urina e substituir a água das descargas, é uma das dez finalistas da Accelerate 2030, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para divulgar e reproduzir em diferentes partes do mundo projetos de empreendedorismo sustentável. Competição recebeu 324 inscrições de 17 países. Concurso é fruto de parceria com a incubadora Impact Hub.

Foto: Raja R/Free Images (Inovação)

Equipes de cada um dos dez finalistas irão à Suíça, em outubro, para participar do Cúpula Social Good, em Genebra, onde poderão expor seus projetos e ideias para potenciais investidores. Os selecionados também participarão de uma semana de capacitação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A edição de 2017 do Accelerate 2030 contará ainda com a chamada SDG Factory (“Fábrica dos ODS”, em tradução livre para o português), evento de dois dias que reunirá os principais atores das áreas de empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. Haverá ainda uma conferência aberta e cinco oficinas sobre metodologias inovadoras para o cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas.

A iniciativa do PNUD e da Impact Hub visa fortalecer e expandir projetos que tenham impactos sociais e ambientais positivos. O objetivo é reconhecer e difundir iniciativas de sucesso que contribuem para a criação de uma cultura corporativa sustentável.

Após a Cúpula e o treinamento em Genebra, o Accelerate2030 apoiará os dez finalistas, elaborando um programa de nove meses, feito sob medida para conectar os parceiros ideais a cada um dos participantes. A expectativa é de que cada empreendimento adquira as ferramentas e redes necessárias para avaliar seu potencial de replicação em outros países.

Conheça os dez finalistas:

Piipee (Brasil): A empresa desenvolveu uma solução biodegradável que funciona na urina, eliminando seu odor, mudando sua cor, limpando o vaso sanitário e deixando um bom cheiro no toalete sem o uso de água. Isso poupa recursos hídricos por não tornar necessário o uso da descarga.

BenBen (Gana): BenBen é uma plataforma digital de informações sobre terras criada para enfrentar os problemas na administração de propriedades. Objetivo é promover investimentos, reduzir a pobreza e encorajar um manejo transparente dos recursos. Por meio de novas tecnologias, a iniciativa fornece acesso digital instantâneo a dados sobre propriedades e transações.

SafeMotos (Ruanda): Com sede em Ruanda, a SafeMotos é uma empresa de viagens em rede que está desmantelando o sistema informal de transportes nas cidades africanas. Eles estão inovando por meio de um serviço de transporte comum, ao estilo do Uber, aplicado aos “moto-táxis” e desenvolvendo um modelo de negócios para mercados emergentes.

HearX Group (África do Sul): HearX Group (Pty) Ltd é uma startup premiada que tem a missão de democratizar a assistência médica, empregando soluções de saúde móvel a que qualquer pessoa com uma celular pode ter acesso.

SyaFunda (África do Sul): Proporciona acesso gratuito a uma educação de qualidade por meio de tecnologia móvel para celulares. Iniciativa desenvolve conteúdo digital que inspira estudantes sem acesso a internet.

SALt (Filipinas): São uma empresa social que distribui um tipo de lanterna ecológica e sustentável, ativada pela água salgada.

Tree Alliance (Camboja): É uma aliança global de restaurantes de formação, que trabalha pelo futuro de jovens em situação de rua e de pessoas em situação de marginalização social.

Hablando Con Julis (Colômbia): HCJ é uma solução tecnológica que permite às pessoas com dificuldade de fala, leitura e escrita falar, ler, escrever e aprender.

HM Energy (México): Eles convertem resíduos poluentes de pneus descartados em substitutos do diesel, com baixa emissão de carbono, e também do carvão negro de carbono, utilizando modelos inovadores de conversão térmica.

Whole Surplus (Turquia): A Whole Surplus cria soluções tecnológicas para o desperdício de alimentos e para o enfrentamento da fome. Atualmente, a iniciativa mantém uma plataforma online de doação usada por comerciantes e bancos de alimentos. O sistema foi projetado para ajudar no manejo de excedentes de entidades como produtores, distribuidores, recicladores e produtores de biogás.

Tags:

onu, startup, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, ods, transformação social