Espiritualidade / Política
  

Universidades lançam Cátedra sobre fraternidade e humanismo

A conferência de abertura contou com a participação da italiana Maria Voce, atual presidente do Movimento dos Focolares

por Daniel Fassa   publicado às 15:00 de 25/03/2014, modificado às 09:39 de 01/04/2014

Fomentar os estudos e pesquisas em torno das temáticas relacionadas à fraternidade e ao humanismo, a partir do pensamento de Chiara Lubich.

Esse será o principal objetivo da Cátedra Chiara Lubich, inaugurada na manhã de terça-feira (25/03) na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), que promove a iniciativa em parceria com a Faculdade Asces/Caruaru.

Maria Voce participa do lançamento da Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo. Foto: Caris Mendes

A conferência de abertura contou com a participação da italiana Maria Voce, atual presidente do Movimento dos Focolares, fundado há 70 anos por Lubich em Trento (norte da Itália), durante a Segunda Guerra Mundial. Então com pouco mais de 20 anos, ela deu início a um movimento de difusão do amor ao próximo como ideal de vida que se espalhou por todo o mundo e conquistou adeptos para além do catolicismo. Entre as mais de 20 mil pessoas que estiveram presentes em seu funeral, em março de 2008,  havia líderes protestantes, judeus, muçulmanos e budistas, além de pessoas sem nenhum referencial religioso.

Seu pensamento lhe rendeu o Prêmio Educação para a Paz da Unesco (1996), e o Prêmio Direitos Humanos do Conselho Europeu (1998), além de mais de uma dezena de doutorados honoris causa em universidades de todo mundo. Sua vida e obra também inspiraram o surgimento de projetos como a Economia de Comunhão e de novas linhas de pesquisa em campos do conhecimento como política, comunicação, sociologia, economia, direito, saúde, educação e ecologia.

“Grande figura de mulher carismática do século XX, elas suscitou uma Obra que, conservando uma precisa imagem do homem, se volta para lançar, na humanidade de todas as latitudes, sementes de vida evangélica que a acompanham em seu caminho rumo à fraternidade universal, invocada por Jesus: ‘que todos sejam um’”, afirmou Voce durante a conferência.

“Toda cátedra implica uma produção de saberes e reflexão crítica sobre temas relevantes. E a nova Cátedra que hoje inauguramos, pela sua origem e vocação, assume o compromisso de pensar de forma rigorosa e crítica a pertinência do conceito de fraternidade para a elaboração de novos humanismos. A fraternidade não é um princípio esquecido nem um valor romântico ou apenas religioso. Trata-se de um desafio para um mundo que está totalmente interconectado”, observou o Pe. Pedro Rubens F. Oliveira, Reitor da UNICAP.Também compuseram a mesa da conferência de abertura Dom Genival Saraiva, Bispo de Palmares, Paulo Muniz Lopes, diretor geral da Asces, e os coordenadores da Cátedra Chiara Lubich, professores Thales Castro (UNICAP) e Fernando Andrade (Asces).

Lançamentos

Além da instalação da Cátedra Chiara Lubich, houve também o lançamento do site www.catedrachiaralubich.org e de quatro livros:

Desafios: a Presidente dos Focolares fala de Igreja, sociedade e do próprio Movimento (Ed. Cidade Nova)

Fraternidade e Humanismo: uma leitura interdisciplinar do pensamento de Chiara Lubich (Ed. Cidade Nova)

Cidadania, Participação Política e Fraternidade: uma abordagem multidisciplinar (Ed. UFPE)

Fraternidade em foco: um ponto de vista político

Tags:

universidade, Chiara Lubich, Fraternidade, Maria Voce, Emmaus, Cátedra, Humanismo