Sociedade / Política
  

Mais de 4 milhões de pessoas recebem alimentos da ONU na Síria em agosto

O recorde de entregas aconteceu graças à aprovação de resolução pelo Conselho de Segurança, que autorizou o movimento de ajuda humanitária através de quatro pontos fronteiriços de Turquia e Jordânia

por ONU Brasil   publicado às 14:53 de 03/09/2014, modificado às 14:53 de 03/09/2014

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) conseguiu distribuir em agosto comida para um número recorde de pessoas na Síria – 4,1 milhões de pessoas – graças às melhorias das operações dentro do país e a entrada de mais comboios transfronteiriços.

Distribuição de óleo de cozinha em uma das instalações do PMA na Síria. Foto: PMA/Dina Elkassaby (Agosto 2014)

“Estamos alcançando mais pessoas a cada dia com necessidades urgentes de assistência alimentar – muitas delas têm passado fome por meses”, disse o coordenador de emergência regional do PMA, Muhannad Hadi.

Esse recorde de entregas aconteceu graças à aprovação da resolução 2165 pelo Conselho de Segurança da ONU em julho, que autorizou o movimento de ajuda humanitária através de quatro pontos fronteiriços pela Turquia e Jordânia. Trabalhando com o Crescente Vermelho Árabe Sírio, o PMA visa apoiar todos os meses 4,25 milhões de pessoas com necessidade de alimentos que vivem em 14 províncias sírias.

Haidi explicou que depois da resolução, mais de 69 mil pessoas conseguiram receber alimentos em zonas de difícil acesso. Ele disse também que a agência espera “poder continuar contando com a colaboração de todas as partes para poder ter acesso às mulheres, crianças e famílias que permanecem fora do nosso alcance atrás das linhas de combate, referindo-se, principalmente, às províncias de Al-Hassakeh, Deir-ez-Zor e Ar-Raqqa, onde a insegurança e os intensos combates comprometem o trabalho de distribuição de alimentos.

Tags:

onu, fome, alimentação, síria, ajuda humanitária, pma, conselho de segurança