Espiritualidade / Comportamento
  

Chiara Lubich: causa de beatificação e canonização será aberta na próxima semana

Ela é fundadora do Movimento dos Focolares, movimento de difusão do amor ao próximo como ideal de vida que se espalhou por todo o mundo e conquistou adeptos para além do catolicismo

por Redação*   publicado às 08:59 de 21/01/2015, modificado às 10:49 de 21/01/2015

Na próxima Terça-feira, 27 de janeiro, na catedral de Frascati (Roma), o bispo D. Raffael Martinelli procederá à abertura da causa de beatificação e canonização da fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich.

Chiara Lubich. Foto: Centro S. Chiara Audiovisi

Os Focolares nasceram há cerca de 70 anos em Trento (norte da Itália), durante a Segunda Guerra Mundial. Então com pouco mais de 20 anos, Chiara e suas companheiras decidiram consagrar sua vida à vivência do Evangelho e deram início a um movimento de difusão do amor ao próximo como ideal de vida que se espalhou por todo o mundo e conquistou adeptos para além do catolicismo.

A diocese de Frascati é o território onde está localizado o Centro Internacional do Movimento dos Focolares, próximo de onde Chiara viveu grande parte de sua vida e morreu. O seu jazigo encontra-se na capela do próprio Centro, em Rocca di Papa.

A cerimônia de abertura da causa de beatificação e canonização, chamada Primeira Sessão, terá início às 16 horas (13h no horário de Brasília) com a recitação das Vésperas. O ato prevê a leitura do Decreto de introdução da Causa e do Edital de nulla osta da Santa Sé; a instituição do tribunal nomeado pelo bispo; os juramentos do bispo, dos membros do tribunal e dos da postulação. A partir desse momento Chiara Lubich poderá ser chamada “serva de Deus”. O evento poderá ser acompanhada pela internet.

Com uma carta dirigida a todo o Movimento dos Focolares, a presidente Maria Voce fez votos de que todos os que vivem sua espiritualidade sejam um «testemunho vivo» daquela santitade coletiva que Chiara propôs e viveu.

Chiara Lubich. Foto: Centro S. Chiara Audiovisi

Uma ideia de santidade enraizada no Evangelho foi o que nutriu a sua vida. Escreveu Chiara Lubich: "Nós encontramos a santidade em Jesus, que floresce em nós porque amamos… Se procurássemos a santidade por si mesma nunca a alcançaríamos. Portanto, amar, e nada mais. Perder tudo, inclusive o apego à santidade, para querer somente amar". Nós nos tornaremos santos, explicava ainda Chiara "se na base da nossa santidade (ante omnia, antes até mesmo da santidade) colocarmos a mútua caridade: Jesus entre nós como premissa ou princípio, como meio para santificar-nos e como objetivo".

O quanto continue a ser iluminativo o testemunho de Chiara Lubich é testemunhado pelo ininterrupto fluxo de pessoas, nos sete anos desde a sua morte, aos locais onde viveu e onde agora repousa: mais de 120.000 pessoas de vários continentes e tradições religiosas, cardeais e bispos, acadêmicos, políticos, famílias e jovens, membros de associações e movimentos, pessoas de culturas não religiosas, crianças e adolescentes, adultos em busca de esperança.

O procedimento para o início da Causa aconteceu dia 7 de dezembro de 2013, nos 70 anos de fundação dos Focolares, com a decisão de apresentar o pedido formal ao bispo de Frascati, D. Martinelli, por parte da presidente, Maria Voce. Nele estava expresso o desejo de que este pedido fosse apresentado com o objetivo de fazer crescer em muitos o compromisso espiritual e moral pelo bem da humanidade. Os meses sucessivos foram necessários para o cumprimento dos atos canônicos.

*Com informações de Movimento dos Focolares.

Tags:

Chiara Lubich, canonização, Vaticano, abertura, movimento dos focares, roma, beatificação, frascati, martinelli, serva de Deus, santa sé