Espiritualidade / Política
  

Fraternidade e política são temas de série internacional de eventos

Em várias cidades do mundo, de 12 a 15 de março, conferências celebram o pensamento político de Chiara Lubich, fundadora dos Focolares, por ocasião do 7º aniversário de seu falecimento

por Redação*   publicado às 10:26 de 12/03/2015, modificado às 13:55 de 12/03/2015

"Eu tenho um sonho. Pensem como seria o mundo se, não só entre os indivíduos, mas também entre os povos, grupos étnicos, Estados, se colocasse em prática a regra de ouro: amar, por exemplo, o país do outro como o próprio”. Palavras de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, que encontram ressonância na vida pessoal e na ação política daqueles que, em todo o mundo, fizeram próprio esse sonho. Em sua memória, começa hoje uma série internacional de eventos que visam recordar o sétimo aniversário de sua morte e aprofundar as perspectivas abertas por sua mensagem para o mundo político.

A fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich. Foto: Centro S. Chiara Audiovisi

Para Chiara Lubich existe uma verdadeira vocação política, “um chamado pessoal que emerge das circunstâncias e fala através da consciência”. Um chamado cuja resposta “é antes de tudo um ato de fraternidade: age-se por algo de público, que diz respeito aos outros, querendo o bem deles como se fosse o próprio”. Um ato que cria as condições para “um relacionamento constante com todo e qualquer âmbito de vida – economia, saúde, comunicação, arte, administração da justiça, entre outros – para, deste modo, permitir que a própria sociedade, com todas as suas expressões, possa realizar totalmente o seu desígnio”.

Pasquale Ferrara, presidente da Comissão Científica do Movimento Político pela Unidade (MPPU), que organiza a iniciativa, resume: “a crise da democracia representativa, especialmente no Ocidente, exige não só novas regras e instituições renovadas, mas também um repensar do compromisso político, concebido e vivido como uma atividade que permita às sociedades atingir seus objetivos de desenvolvimento e de paz sem as lacerações e a desintegração que estão sendo vivenciadas hoje nos sistemas políticos”.

Explicando a relação entre unidade e política, Ferrara afirma que “o diálogo proposto pretende enfatizar o valor essencial da unidade, que não é homologação, mas fruto do debate aberto, atento, responsável. Nesse sentido, a política pode ser a base sobre a qual construir a unidade a partir da fraternidade como princípio político e não apenas como uma atitude ética”.

De 12 a 15 de março, conferências e seminários a respeito desse tema serão realizadas em diversas lugares do mundo como o Parlamento de Roma (Itália), o Conselho Europeu em Estrasburgo (França), o Parlamento de Seul (Coreia) e a Universidade de Toronto (Canadá), além das cidades de Madrid, Solingen, Praga, Budapest.

"Pensem como seria o mundo se, não só entre os indivíduos, mas também entre os povos, grupos étnicos, Estados, se colocasse em prática a regra de ouro: amar, por exemplo, o país do outro como o próprio”

No Brasil, Curitiba será a sede do Fórum Nacional “Chiara Lubich: por uma política de Comunhão”, que contará com a participação do prefeito da capital paranaense e de políticos de diversos partidos, como o deputado federal pelo Paraná Luiz Carlos Hauly, o ex–deputado federal Walter Feldman, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Acre Nilson Mourão, e o Prefeito de Sorocaba (SP) Antônio Carlos Pannunzio.

Para o presidente do Movimento Político pela Unidade no Brasil, Sergio Previdi, o momento é de buscar alternativas: “a situação política do momento, no Brasil, gera certa desorientação e uma inquietação generalizada. Da mesma forma é o que ocorre com a situação política mundial: divisões e conflitos crescem em todos os níveis, com suas graves consequências. Tudo pede mudança. É preciso propor alternativas neste momento em que o desejo por uma nova forma de viver vem sendo expresso em todos os lugares. E a novidade proposta por Chiara de ver a fraternidade como uma categoria política atende esse anseio”, destaca o presidente nacional do Movimento Político pela Unidade (MPPU) no Brasil, Sergio Previdi.

No site oficial do evento será possível assistir ao vivo algumas das conferências, inclusive a de Curitiba. Também está disponível um mapa on-line dos eventos que acontecerão em todo o mundo e textos selecionados de Chiara Lubich sobre a política, preparados pelo Comitê Científico do MPPU. Para obter informações sobre o evento se propõe a hashtag # POLITICS4UNITY.

O sétimo aniversário da morte da fundadora do Movimento dos Focolares, que ocorreu em 14 de Março de 2008, é lembrado por uma variedade de outras expressões, como a bienal de arte dedicada a ela em Maracaibo, Venezuela, a leitura do carisma da unidade através de algumas obras-primas da arte europeia em Cremona, Itália, e a 3ª edição da “Chiara Lubich Memorial Lecture” em Durban, África do Sul.

O que é o Movimento Político pela Unidade?

O Movimento Político pela Unidade (MPPU) é uma rede mundial aberta composta por cidadãos ativos, políticos eleitos em todos os níveis institucionais, militantes dos mais diversos partidos políticos, funcionários públicos, estudiosos e cientistas políticos, jovens interessados nas grandes questões mundiais e na vida da própria cidade, do estado e do país. Os membros do MPPU acreditam que a unidade seja o futuro do mundo buscam dar a própria contribuição no campo da política por meio de uma atuação competente e um estilo de vida coerente. O movimento chegou ao Brasil em 2001. Mais informações: www.mppu.org.br

SERVIÇO

Fórum Nacional “Chiara Lubich: por uma política de comunhão”

O Fórum ocorrerá no dia 14 de março, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, das 10h às 17h. Haverá transmissão pela internet.

PROGRAMAÇÃO

10h00 -  Abertura e saudação inicial: Sergio Previdi, Presidente do Movimento Político Pela Unidade (MPPU) no Brasil.

10h10: Vídeo institucional: MPPU no mundo e sua expressão política.

10h30: O Pensar e o Agir Político de Chiara Lubich – Gustavo Fruet, Prefeito de Curitiba (PDT-PR).

11h00: Intervalo artístico: Banda Lira Curitibana.

11h15: Painel Política para a Unidade, fazendo a diferença no mundo:

  • Luiz Carlos Hauly, Dep. Federal (PSDB-PR)

  • Antônio Carlos Pannunzio, Prefeito de Sorocaba (PSDB-SP)

  • Walter Feldman, Dep. Federal (2003-2014 - PSB, SP) – Mensagem em vídeo

12h30: Intervalo para almoço.

14h30: Chiara Lubich e a Cidade: Implicações para o agir político-social - Dr. Julio Carneiro (Brasília-DF).

14h50: Civitas: Escolas de formação cidadã para jovens - Prof. Doutor Marconi Aurélio Silva (Caruaru-PE).

15h10: Maria do Carmo Gaspar, uma vida dedicada à fraternidade Universal. Mensagem da Dep. Federal Luiza Erundina (PSB-SP) – Roseli Tortelli, empresária (Curitiba-PR).

15h30: Intervalo

15h45: Espaço aberto para depoimentos dos participantes.

16h45: Saudação de Ana Paula Silveira e Sandro Melo, Dirigentes do Movimento dos Focolares no Paraná.

17h00: Agradecimentos finais e encerramento.

*Com informações de Città Nuova e Movimento dos Focolares.

Tags:

Chiara Lubich, Fraternidade, política, brasil, curitiba, movimento dos focolares, movimento político pela unidad