Sociedade / Educação
  

Jovem indiano constrói ponte para garantir acesso de crianças à escola​

Eshan Balbale, um universitário de 17 anos, utilizou bambu para erguer uma estrutura capaz de aguentar até 50 pessoas, evitando a contaminação delas em córrego poluído

por EcoDesenvolvimento*   publicado às 11:23 de 29/10/2015, modificado às 11:23 de 29/10/2015

Os moradores de um vilarejo da periferia de Mumbai, na Índia, precisavam passar por um córrego poluído para chegarem até a cidade. Há anos eles reclamavam do estado do córrego que, contaminado e cheio de lixo, acaba tornando-se fonte de doenças.

Eshan Balbale, um universitário de 17 anos, utilizou bambu para erguer uma estrutura capaz de aguentar até 50 pessoas, evitando a contaminação delas em córrego poluído. Foto: Divulgação

Sem o tratamento adequado e desprovido de uma ponte ou outra forma de desviá-lo, adultos e crianças eram obrigados a passar em meio a ele para chegarem até a região onde há lojas, mercados e a escola mais próxima. Com receio de precisar entrar em contato com a água contaminada, muitos pais estavam inclusive proibindo seus filhos de irem às aulas.

Indignado com essa situação, Eshan Balbale, um estudante universitário de 17 anos, decidiu construir uma ponte de bambu com seus próprios recursos e habilidades. "Eles explicaram que cruzar o córrego envolvia riscos como infecções de pele, malária, dengue e outras doenças. Eu me senti péssimo quando vi que crianças passavam por aquela lama nojenta", explicou o jovem ao Mumbai Mirror.

Leve e firme
Com 30 metros de comprimento, a ponte não chega a ser uma estrutura definitiva, mas é rígida e segura para que até 50 pessoas passem por ela ao mesmo tempo.

"Eu percebi que construir uma ponte de concreto iria exigir permissão da prefeitura e isso necessitaria de tempo. Por isso, decidi construir a ponte usando bambu, que é leve, mas firme. As crianças precisavam da ponte imediatamente já que o nível da água sobe durante as monções", justificou Balbale.

O rapaz, que nem mesmo mora na região, pretende visitar a ponte com frequência para fazer a manutenção básica e já pensa em como melhorar a questão das condições sanitárias do bairro: construindo banheiros públicos.

*Texto original publicado por EcoDesenvolvimento.

Tags:

escola, Índia, estudantes, esgoto, ponte, alunos, iniciativa, transformação social, córrego, ponte de bambu