Prêmio Jabuti e Dia do Folclore: o que eles têm em comum?

Saiba como o folclore cruzou a história do maior prêmio de literatura do Brasil.

por Web Master   publicado às 00:00 de 22/08/2019, modificado às 12:36 de 22/08/2019

A Cidade Nova tem o prazer de ter em suas publicações um dos vencedores do Prêmio Jabuti, em 2015. A obra de Flávia Savary, “A Roupa Nova do Arco-da-Velha”, ficou em segundo lugar na categoria infantil.

E esse livro foi a nossa primeira ideia quando pensamos em uma leitura para indicar no Dia do Folclore, 22 de agosto, por sua sinergia com a cultura popular. E logo veio em mente também outra semelhança: o folclore e o prêmio Jabuti. Eles têm algo em comum, você sabia?

Como se sabe, o folclore é a cultura do povo. E é essa mesma a tradução e definição da palavra, em inglês. “Folklore” é a junção de “folk”(povo, popular), com “lore”(cultura, saber). Quem inventou o termo foi o escritor inglês William John Thoms. Desde então, o estudo e a pesquisa sobre o folclore, inclusive no Brasil, avançou bastante.

A sociedade começou a entender que compreender as raízes de suas tradições populares é extremamente importante. Perpetuar contos, lendas, danças, comidas típicas, vestuários, músicas, entre outros, torna a cultura de um povo mais rica e permite que ela seja repassada de geração em geração.

Um dos pioneiros nos estudos, pesquisas e divulgação do folclore brasileiro foi justamente Monteiro Lobato. No final do século XIX, Lobato, assim como Silvio Romero, Mário de Andrade e Luís Câmara Cascudo viviam em um contexto histórico de nacionalismo e modernismo, com muita influência das raízes indígenas e africanas.

Monteiro Lobato foi incansável em proliferar a recriação literária das histórias de nossos personagens folclóricos. Um deles, o jabuti, bem familiar nas culturas indígenas tupi.

Nas mãos de Monteiro Lobato, o jabuti ganhou vida nas “Reinações de Narizinho”, como uma personagem vagarosa, mas esperta e obstinada, cheia de ânimo para vencer.

Por suas características, o jabuti de Monteiro Lobato foi o personagem escolhido para representar e dar nome ao maior prêmio da literatura brasileira: o Prêmio Jabuti.

A primeira premiação aconteceu em 1959, na sede da Câmara Brasileira do Livro. Desde então, ganhou repaginações, novas categorias e cerimônias suntuosas!

E então, gostou de saber que o folclore influenciou a escolha do nome da maior premiação literária do Brasil?