Linha do tempo: Chiara Lubich e o ecumenismo

Hoje, 21 de outubro é o Dia do Ecumenismo. Uma data muito significativa para a Cidade Nova, que tem suas raízes em um movimento ecumênico e inter-religioso, o Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich.

por Web Master   publicado às 00:00 de 21/10/2019, modificado às 16:32 de 21/10/2019

Hoje, 21 de outubro é o Dia do Ecumenismo. Uma data muito significativa para a Cidade Nova, que tem suas raízes em um movimento ecumênico e inter-religioso, o Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich.

Por isso, uma das nossas missões é: é aproximar pessoas, grupos religiosos e sociais, povos e nações com conteúdo!

Para celebrar essa data e também o trabalho de uma vida inteira dedicada ao diálogo e a unidade, selecionamos alguns momentos vividos por Chiara Lubich na busca por um relacionamento autêntico, guiado pela paz e pelas palavras de Jesus com outras igrejas cristãs.

Confira!

1961

Em Darmstadt (Alemanha), encontra alguns Pastores Luteranos que desejam conhecer a sua espiritualidade evangélica. Abre-se a aventura ecumênica.

1966

Em Londres, é recebida em audiência pelo Arcebispo de Canterbury, Dr. Michael Ramsey, primaz da Igreja Anglicana, o qual encoraja a difusão da espiritualidade dos Focolares na sua Igreja.

Depois, conhecerá os sucessores: Dr. Donald Coggan. 

 

1967

Em Istambul, conhece o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Atenagoras I.
De 1967 a 1972 fará 8 viagens a Istambul e terá 23 audiências com o Patriarca. 
Conhecerá depois seus sucessores: Dimitrios I e Bartolomeo I. 

1997 

Em Castelgandolfo (Itália), primeiro Congresso Ecumênico Internacional promovido pelo Movimento: 12 mil participantes de 70 Igrejas, vindos de 56 países.

Em Graz (Áustria), propõe a espiritualidade da unidade como “Espiritualidade Ecumênica” durante a abertura da II Assembléia Ecumênica Européia, promovida pelo CCEE (Conselho da Conferência Episcopal Européia) e pela KAC (Conferência das Igrejas Européias – Igrejas Ortodoxas, Igrejas Anglicanas e Igrejas Reformadas). 

Em 2002, em Genebra (Suíça) fará a mesma proposta ao Conselho Ecumênico de Igrejas.

1998

Em Augsburg (Alemanha) participa da cerimônia da assinatura histórica da declaração conjunta da justificação e conhece os responsáveis mais importantes da Federação Luterana Mundial. 

 

 

2000

Em Rothenburg (Alemanha) conhece representantes de 50 Movimentos Evangélico-Luteranos e em 2001, em Munique, na Bavária, fará uma palestra no encontro com mais de 5 mil aderentes a esses movimentos.

2001

Em Zurique (Suíça) fala da espiritualidade da unidade na Grossmunster, antiga Igreja berço da Reforma da Igreja Suíça Alemã.

Em 2002, fala na Catedral Saint Pierre de Genebra, berço da Reforma conduzida por Farel e Calvino. 

 

2004

Em Stuttgart (Alemanha), em concomitância com a extensão da União Européia para 25 países, a Jornada Juntos pela Europa é realizada, fruto do caminho de comunhão com mais de 150 Movimentos e Comunidades das várias Igrejas (Luteranos, Ortodoxos, Anglicanos, Igrejas Livres...). Estavam presentes 9 mil pessoas e inúmeros políticos. 

Foi transmitida via satélite e assistida ao vivo por 100 mil pessoas em 163 encontros contemporâneos, realizados em várias cidades européias.

2008

Em 10 de março, durante sua recuperação na Policlínica Gemelli em Roma, por causa de dificuldades respiratórias, recebe uma carta pessoal do Papa Bento XVI e a visita do Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeo I.