Atualização de carismas da Igreja é tema de livro

Lançamento da Editora Cidade Nova é de autoria do teólogo espanhol Jesús Morán, copresidente do Movimento dos Focolares

por Luis Henrique Marques   publicado às 00:00 de 28/10/2019, modificado às 11:13 de 28/10/2019

Muitos são os carismas nascidos ao longo da história da Igreja. São inspirações do Espírito Santo para vivência do Evangelho segundo perspectivas originais que guiam a caminhada de congregações religiosas, movimentos eclesiais e outras obras da Igreja.

É fato, no entanto, que todos esses grupos, em algum momento – especialmente após a morte do seu fundador – sentem o impacto das exigências de respostas criativas por parte do seu carisma a novas demandas da humanidade nascidas com o passar do tempo.

É sobre como enfrentar esse quadro que trata o livro Fidelidade criativa: o desafio da atualização de um carisma, de autoria do teólogo espanhol Jesús Morán e que a Editora Cidade Nova acaba de lançar.

Em pouco mais de 90 páginas, o autor se debruça sobre os desafios da atualização de um carisma, no respeito à sua identidade e história e, ao mesmo tempo, na busca de um diálogo profundo com o contexto sociocultural em que está inserido.

Nesse sentido, a reflexão desenvolvida por Morán se dá à luz da Exortação Vita consecrata (1996) e da Instrução Partir de Cristo (2002), tendo como base seu percurso intelectual e experiência no Movimento dos Focolares, do qual é seu atual copresidente. Doutor em Teologia pela Universidade Lateranense, de Roma, Jesús Morán é também professor, escritor e sacerdote.

A atualidade de Fidelidade criativa para muitos grupos e obras, como para a Igreja como um todo, corresponde ao que afirmou recentemente o Papa Francisco sobre os carismas e seu papel na vida da comunidade eclesial e da própria humanidade.

Disse o pontífice: “Um carisma não é uma peça de museu, que permanece intacta numa vitrina para ser contemplada e nada mais. A fidelidade, manter puro o carisma, não significa de modo algum encerrá-lo numa garrafa selada, como se fosse água destilada, para não se contaminar com o exterior. Não, o carisma não é conservado mantendo-o reservado; é preciso abri-lo e deixar que saia, a fim de que entre em contato com a realidade, com as pessoas, com suas inquietações e seus problemas. Assim, nesse encontro fecundo com a realidade, o carisma cresce, renova-se e, também a realidade se transforma, se transfigura mediante a força espiritual que tal carisma leva consigo”.

Confira abaixo os convites para os eventos de lançamento do livro em São Paulo, Recife e Caruaru. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica

Fidelidade criativa: o desafio da atualização de um carisma (clique para comprar)

Autor: Jesús Morán

ISBN: 978-85-7821-206-3

Formato: 14x21 cm

Páginas: 96

NCM: 49019900

Preço: 28,00

 

Luís Henrique Marques

Assessoria de Imprensa – Editora Cidade Nova

luismarques@cidadenova.org.br

(11) 97106-4753