Quem foi Aleksandr Mien, autor do best-seller Jesus Mestre de Nazaré

Um homem que atraía para perto de si os mais diferentes contextos sociais e culturais e que sabia acolher e escutar a todos como um reflexo concreto de sua vivência cristã.

por Web Master   publicado às 00:00 de 04/03/2020, modificado às 10:15 de 04/03/2020

Um homem que atraía para perto de si os mais diferentes contextos sociais e culturais e que sabia acolher e escutar a todos como um reflexo concreto de sua vivência cristã.

Aleksandr Mien nasceu em 22 de janeiro de 1935 no seio de uma família judia. Sua mãe, no entanto, era profundamente atraída pelo cristianismo. Mien foi batizado na Catacomb Church, um ramo da Igreja Ortodoxa que naquela época se recusava a cooperar com as autoridades soviéticas.

Leia também: Os cinco defeitos de Jesus, pelo beato Van Thuan

Ainda antes de se formar em biologia, foi expulso da universidade em 1958 por suas crenças religiosas e no mesmo ano se ordenou diácono. Sete anos depois já havia concluído todos os estudos para se ordenar padre e se formou na Academia Teológica de Moscou.

A partir de então, Mien se tornou um dos pregadores cristãos mais respeitados de sua época. E não é difícil explicar porquê. O padre reunia em sua personalidade desde saberes eruditos à cultura popular, sabia muito de ciência, tinha abertura ao diálogo com pessoas de outras confissões, não-cristãos e ao mesmo tempo tinha suas raízes bem fincadas no cristianismo.

Por isso, foi um líder religioso reconhecido não só para os católicos ortodoxos, mas também para os romanos e protestantes. Suas assembleias eram repletas de intelectuais, mas também de camponeses.

Wikimedia

Na década de 1970, Mien já era uma figura popular na comunidade religiosa russa. Em 80, já utilizava os meios de comunicação de massa, como a TV, para difundir a mensagem cristã e em 1990 foi um dos fundadores da Sociedade Russa Bíblica. Ganhou muitos adeptos aos seu pensamento, mas também muitos críticos, inclusive da Igreja Ortodoxa. Seus livros foram impressos e publicados por muito tempo fora da Rússia, em países como Bruxelas e Bélgica.

Uma vida tão interessante infelizmente culminou em uma morte violenta e sem sentido. Em uma manhã de domingo, enquanto se dirigia à estação de trem, foi assassinado com um golpe de machado na cabeça. Ele tinha apenas 55 anos. Até hoje o crime e suas motivações são mistérios.

Aleksandr Mien escreveu muitos livros, mas talvez o mais famoso dele seja Jesus Mestre de Nazaré, que a Editora Cidade Nova teve o prestígio de publicar em português.

O livro aborda com uma linguagem simples e fluida a vida do Jesus Histórico, ressaltando sua humanidade e o contexto em que estava inserido.  O dia a dia de Jesus é apresentado com maestria, com base em muito estudo, incluindo as esperanças e desafios do povo daquela época.

Além dessa célebre publicação, temos também a obra Aleksandr Mien - Um mártir da Rússia de hoje

Depois de imergir nessas boas leituras, comente o que achou dos nossos livros em nossas redes sociais! 

 

* Com informações da Unisinos e da Wikipedia.