A criança e o sagrado: 20 orações para ensinar aos pequenos

A oração é uma das formas de alimentar o relacionamento com Deus nas crianças e ajudá-las a refletir sobre o próximo e suas ações.

por Cibele Lana   publicado às 00:00 de 17/03/2020, modificado às 15:33 de 17/03/2020

Já é de conhecimento popular que o ser humano contempla diversos tipos de inteligência e que cada uma delas têm o seu contributo na formação de pais, profissionais e cidadãos bem-sucedidos. Não basta ser o gênio na matemática se não souber se relacionar com pessoas, não basta ter um espírito materno e não desenvolver um raciocínio minimamente lógico, assim como não basta ter conhecimento de todas as leis e não possuir valores intrínsecos para viver em sociedade.

Por tudo isso, educar nossas crianças hoje em dia é tão desafiador! Família, escola e espiritualidade têm um papel fundamental no desenvolvimento dessas inteligências emocionais. No caso da religião, educar a criança para uma relação com o sagrado significa provê-la de recursos para se relacionar com os outros em relações repletas de valores e experiências de reciprocidade.

“Intuimos que a educação para o sagrado compreende a educação para a relação, com tudo o que isso comporta em termos de experiência e de valores”, escreve Ézio Acetti, em Educar para o Sagrado.

É claro que o exemplo dos pais e familiares nessa relação com o sagrado é o mais importante.

A oração é uma das formas de alimentar o relacionamento com Deus nas crianças e ajudá-las a refletir sobre o próximo e suas ações.

Por isso, separamos 20 orações para ensinar às crianças. Todas podem ser adaptadas pelos papais e mamães para uma conversa espontânea da criança sobre a família, o dia a dia e seus desafios ;)

 

1. Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e do Espírito Santo.

2- Anjinho da Guarda, meu bom amiguinho, me leve sempre, pelo bom caminho.

3- Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege e guarda, governa e ilumina.

4- Meu bom Jesus, verdadeiro Filho da Virgem Maria, me acompanhai esta noite, e amanhã por todo o dia.

5- Ó Anjo da minha guarda, que me protege e ilumina ajude-me todo o dia a ser uma boa menina/um bom menino.

6- Anjo da minha guarda, doce companhia, não me desampare, nem de noite, nem de dia.

7- Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém! Jesus me ajude a pensar bem, falar bem e querer bem a todos.

8- Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Papai do céu, dai-nos uma boa noite. Menino Jesus dai saúde à mamãe, ao papai, aos meus irmãozinhos, aos meus avós e a todos nós.

10- Papai do Céu, logo que acordo penso sempre em você. Quero que o Senhor abençoe o meu dia que começa e que você esteja junto comigo em todos os dias de minha vida. Obrigado Papai do Céu. Amém.

11- Meu Deus, eu te ofereço todo este meu dia. Ofereço ao Senhor o trabalho da mamãe, o trabalho do papai e os meus brinquedos. Tome conta de mim. Amém.

12- Meu Jesus, me ajuda, nesse dia a obedecer o papai e a mamãe e, não brigar com eles e nem com os meus amiguinhos. Amém

13- Senhor, eu te agradeço este alimento. Que nunca nos falte a comida na mesa de todos.

14- Ó meu bondoso Papai do Céu, queremos agradecer o lanchinho que agora vamos comer. Amém

15- Meu Deus, eu agradeço ao Senhor este alimento que sua bondade nos dá. Dê também o necessário para todos. Abençoe os que trabalham para termos o que comer. Amém.

19- Jesus, hoje eu vou ter provas na escola. Que o Espírito Santo que me ajude para eu me sair bem em tudo. Ajude também meus colegas e minhas colegas. Amém.

20- Meu Deus, eu agradeço este dia. Agradeço pelo bem que os outros me fizeram e pelo bem que eu pude fazer. Peço perdão pelo que eu não fiz direito. Amanhã, com sua ajuda, quero ser muito melhor. Amém

 

A Cidade Nova tem diversas publicações para contribuir com a formação das crianças em valores e espiritualidade.

Confira o livro Crescer é uma aventura Extraordinária, de Ézio Acetti, sobre o assunto.

Crescer é uma aventura extraordinária 

O livro tem como objetivo fornecer aos pais e educadores uma visão geral do desenvolvimento infantil até os sete anos de vida, ou seja, a primeira infância. O parto, as conquistas da criança nos seus três primeiros anos de vida, o ingresso na escola e a relação com o sagrado.