Saiba tudo sobre Semana Mundo Unido 2020: Direitos Humanos, Paz, Legalidade e Justiça.

Todos os anos, desde 1995, as novas gerações do Movimento dos Focolares realizam a Semana Mundo Unido. Durante sete dias, eles intensificam e divulgam suas iniciativas, atividades e gestos visíveis em prol do Mundo Unido, por meio do diálogo e da unidade.

por Cibele Lana   publicado às 00:00 de 29/04/2020, modificado às 14:03 de 29/04/2020

Todos os anos, desde 1995, as novas gerações do Movimento dos Focolares (ao qual a Editora Cidade Nova está intrinsecamente ligada) realizam a Semana Mundo Unido (SMU). Durante sete dias, eles intensificam e divulgam suas iniciativas, atividades e gestos visíveis em prol do Mundo Unido, por meio do diálogo e da unidade. São mais de 100 países envolvidos e a Editora Cidade Nova apoia a SMU! 

A SMU começa no dia 1º de maio e finaliza no dia 7. 

Esse ano, em decorrência da pandemia que assola o planeta, as ações da Semana Mundo Unido serão on-line, mas nem por isso menos importantes. Sustentados pela temática do ano “Em tempo para a paz” (In time for Peace), as ações serão baseadas nos temas aprofundados durante o último período (2019/2020) no projeto “Caminhos para um Mundo Unido”: Direitos Humanos, Paz, Legalidade e Justiça.

Como participar?

A SMU 2020 propõe uma linha de ação, baseada em uma frase, para cada dia da semana.

01.05 | “Fazer (Paz) comigo mesmo: A fraternidade universal começa por mim”. Hoje vou reservar um tempo para refletir sobre minhas ações e minha contribuição para a paz.

02.05 |  “Fazer (Paz) com a família: Fazer um ato de amor”. Hoje darei o primeiro passo em direção a quem está perto de mim.

03.05 |  “Fazer (Paz) com o meu próximo: A paz nos torna irmãos”. Hoje perdoarei, darei um sorriso, ajudarei um estrangeiro.

04.05 |  “Fazer (Paz) no trabalho/na universidade/na escola: Vamos acolher cada um na própria diversidade”. Hoje escutarei o outro, combaterei a injustiça, o bulling.

05.05 |  “Fazer (Paz) com o ambiente: Vamos levar a paz com gestos concretos”. O ambiente também precisa da minha atenção. Procuro uma nova possibilidade de viver com mais respeito pelo meio ambiente. Como primeiro passo, hoje, não comerei carne.

06.06 | “Fazer (Paz) com a sociedade: Vamos nos unir para ajudar os mais necessitados da nossa sociedade”. Hoje envolverei outros no viver pela paz universal, partindo de pequenos gestos para com os mais necessitados.

07.07 | “Dizer Sim à (Paz): Vamos ajudar a construir um mundo de paz”. Hoje prometo continuar a viver pela paz.

Ideias de ações

Olhe para a sua cidade, o seu país. Comece com os desafios em seu território e promova debates, eventos, ações ou projetos concretos capazes de:

  1. Inspirar uma nova geração de promotores da paz;
  2. Reconhecer e promover os Direitos Humanos;
  3. Propiciar a prática da legalidade contra qualquer forma de corrupção;
  4. Garantir um melhor acesso à justiça e defender a dignidade da vida de cada pessoa.
  5. Juntar a uma das diversas ações e projetos já em andamento;
  6. Parar todos os dias para fazer o “Time Out”: 1 minuto para refletir e rezar pela paz. Difundi-lo entre muitas pessoas;
  7. Participar das campanhas internacionais #InTimeForPeace; Organizar/participar das iniciativas da Semana Mundo Unido na própria cidade ou país, dentre elas o Run4Unity;

Livros para refletir as temáticas da SMU

Para a realização das atividades, debates, diálogos, etc, sugerimos alguns títulos da Editora Cidade Nova, que podem ser fonte de argumentos não só para essa semana, mas para outras reflexões durante o ano.

FRATERNIDADE E HUMANISMO

O estudo do tema da fraternidade tem atraído, recentemente, o onteresse de inúmeros pesquisadores de diferentes áreas do saber (filosofia, sociologia, economia, teologia, ciência política, direito, entre outras).

Na difusão do conceito da fraternidade, uma notável contribuição foi dada por Chiara Lubich (1920-2008), a fundadora do Movimento dos Focolares. Seu pensamento valeu-lhe dezesseis títulos de doutor honoris causa em universidade do mundo inteiro.  Comprar agora

-----

PALAVRAS DE PAZ 

Gandhi foi um defensor irredutível da não-violência, cuja prática requer coragem incomum e exige fé a par do engajamento na construção da paz, aspiração presente do íntimo de cada um. Comprar agora 

 

 

----

DIREITO NATURAL 

A presente coletânea de textos de eminentes mestres do Direito vem realçar a perenidade do Direito Natural e a urgência de seus conceitos se colocarem como exigência transcendental.

O que permite dar sentido e valor às ordens jurídicas positivas, construídas pelos homens para o governo de suas sociedades, cuja expressão mais moderna são os Direitos Humanos ou os Direitos Fundamentais nas Constituições. Comprar agora.