Economia / Meio-ambiente
  

O que a EoF e a Laudato Si têm em comum?

Se aproxima um dos eventos mais aguardados pela Igreja Católica e pela juventude empreendedora, preocupada com os impactos sociais e ambientais que a economia mundial gerou no planeta. “Economia de Francisco" (EoF) acontecerá presencialmente em Assis, na Itália, entre os dias 22 a 24 de setembro, à convite do próprio Papa Francisco.

por Teresa Breda   publicado às 00:00 de 24/08/2022, modificado às 15:08 de 24/08/2022

O evento estava previsto para acontecer em 2020, no entanto devido à Covid-19, precisou ser remarcado e reestruturado para cumprir as exigências sanitárias da pandemia. 

Jovens selecionados dos cinco continentes estiveram unidos virtualmente nos últimos três anos criando uma verdadeira comunidade que produziu iniciativas e estudos acerca de uma nova economia que, nas palavras do Papa “traga vida e não morte, que seja inclusiva e não exclusiva, humana e não desumanizadora, que cuide do meio ambiente e não o despoja” (Carta enviada em 2019). Agora, chegou a vez de compartilharem de forma presencial os trabalhos realizados.

Além da expectativa de diálogo concreto e troca de vivências, os e as participantes aguardam por um momento único: a participação do pontífice, que confirmou presença no dia 24 de setembro e escutará o depoimento de oito jovens de diferentes nacionalidades. Nos últimos anos, ele vem chamando atenção sobre os impactos ambientais e sociais que a economia gerou no planeta, nossa “casa comum'', e reflete sobre essa ligação na encíclica Laudato Si.

Durante a encíclica, ele nos relembra que tudo está interligado, portanto, o que aflige a Terra aflige a vida humana. E para melhor entendermos essa interconexão, o Papa reforça o conceito de ecologia integral - assunto central do novo lançamento da Editora Cidade Nova “O Sonho de Francisco”.

EoF e ecologia integral 

Entender o que nos diz a Laudato Si é um passo para compreender a importância da Economia de Francisco. Durante a encíclica, a ecologia é tratada de forma integral, o que significa que falar sobre os desafios ecológicos não diz respeito apenas ao desmatamento, às mudanças climáticas, poluição atmosférica, extinção de animais, inundações, secas, etc. 

Diz também sobre os desdobramentos trágicos dos modelos econômicos adotados, que levaram o planeta a um estado de degradação social por meio do apagamento dos povos originários, das depressões e ansiedades, da substituição do labor humano por máquinas, dentre outras. 

Em suma, o documento nos propõe que a verdadeira intervenção humana no planeta deveria acontecer de forma harmônica, em vista do desenvolvimento prudente da criação de Deus, que se refere tanto ao ser humano como à natureza.

“Perante esta necessidade urgente, cada um de nós é chamado a repensar as suas prioridades mentais e morais, para as colocar em maior conformidade com os mandamentos de Deus e com as exigências do bem comum”, disserta o pontífice no convite aos jovens para a EoF.

Ao compreender a interligação do meio ambiente com a vida humana, notamos que o esforço de ressignificar nosso modelo econômico é um caminho que busca, acima de tudo, uma unidade de intelectos que conheçam as realidade sociais e reconheçam a aplicação desta profunda interligação no cotidiano. Afinal, a  mudança começa nas aparentes pequenas ações. 

E em busca de oferecer um pequeno guia acerca da ecologia integral e seus impactos, o autor italiano Luca Fiorani produziu o livro “O Sonho de Francisco”, lançado oficialmente em 2022 pela Editora Cidade Nova. A obra está disponível para a compra pelo nosso site. Além disso, você confere depoimentos do economista Luigino Bruni e da jovem Catalina Hinojosa, ambos participarão da EoF e foram entrevistados pelo jornalista, escritor e colaborador da Revista Cidade Nova, Gustavo Monteiro. 

 

Tags:

cidade nova, ecologia integral, laudato si, laudato sì, O sonho de Francisco, EoF