Caravana percorre América Latina pela conscientização ambiental. Foto: Divulgação
Buscando promover consciência popular sobre a crise ambiental mundial, um grupo de ativistas do Brasil, Equador e México organizou uma caravana climática que está percorrendo 17 países da América Latina. Por onde passa, o grupo promove exibições de vídeos, apresentações culturais e oficinas socioambientais a fim de levantar o debate sobre a crise climática e os prejuízos ambientais provocados por atividades extrativas, megaempreendimentos e pela má gestão.
Além disso, o grupo está registrando intervenções e depoimentos de quem luta por justiça ambiental em seus países. A intenção é preparar um amplo material de áudio e vídeo para ser divulgado durante a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP 20), que acontecerá em dezembro deste ano na cidade de Lima, no Peru. Este será o destino final dos ambientalistas.
A caravana climática saiu do México e, atualmente, está explorando os países andinos. Ela está dividida em três rotas. A rota 1, batizada de "MesoAmérica Resiste”, teve início em março e terminou no mês de junho, percorrendo o México e a América Central. A rota 2, "Tahuantinsuyo Late”, será realizada de junho a setembro pelos países andinos, e a rota 3, intitulada "Somos Sul para a COP 20”, segue de outubro a dezembro pelos países do cone sul.
Para conseguirem chegar aos seus destinos os integrantes da caravana climática estão contando com apoio e solidariedade. A caravana também está realizando uma campanha de recolhimento de óleo vegetal reciclado ou puro para usá-lo como combustível para o ônibus.
É possível acessar mais informações sobre a atividade aqui.
*Texto original editado pela Cidade Nova