Negócios / Sustentabilidade
  

Yunus Brasil inicia novo ciclo de incubação e aceleração de projetos sociais

Organização ligada ao Nobel da Paz, Muhammad Yunus, apoia iniciativas com lógicas ou tecnologias inovadoras com alto potencial de ganho de escala para solucionar problemas no país

por EcoDesenvolvimento*   publicado às 11:35 de 21/10/2014

A Yunus Negócios Sociais Brasil, organização ligada ao Nobel da Paz, Muhammad Yunus, divulgou recentemente os projetos selecionados para iniciar em outubro o segundo programa de incubação e aceleração em São Paulo. “Queremos apoiar empreendedores sociais que tenham projetos com lógicas ou tecnologias inovadoras com alto potencial de ganho de escala para solucionar problemas no país”, ressalta Rogério Oliveira, responsável pela gestão da rede Yunus Negócios Sociais no Brasil.

Yunus Brasil inicia novo ciclo de incubação e aceleração de projetos sociais. Foto: Reprodução

Desta vez, a Yunus terá dois ciclos de incubação acontecendo ao mesmo tempo: um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. “Cada cidade terá um foco específico: no Rio, ficarão os negócios voltados para comunidades de baixa renda, privilegiando empreendedores que sejam moradores destes territórios, enquanto São Paulo receberá projetos com potencial para escala nacional”, explica Rogério Oliveira.

O ciclo de incubação de São Paulo começou no dia 18 de outubro e deve ser concluído em fevereiro de 2015. Neste período, os incubados terão sessões de mentoring e participarão de palestras e atividades para auxiliá-los no processo de aceleração. Já os projetos selecionados no Rio de Janeiro serão divulgados hoje (21) e iniciam o processo no dia 25 deste mês.

O primeiro ciclo de incubação e aceleração da Yunus Brasil teve início em maio deste ano e auxiliou sete grupos que apresentaram importantes inovações para o desenvolvimento social das comunidades.

Os projetos selecionados em São Paulo são:

Morada da Floresta: produz e vende composteiras domésticas e oferece soluções socioambientais, cursos, produtos e serviços para incentivar práticas sustentáveis e de cuidados com o meio ambiente.
 
Sociedade do Sol: desenvolveu um aquecedor solar inovador de baixo custo e baixo impacto ambiental, produzido com termoplástico, para a geração de energia junto à comunidades e organizações.
 
Roupa Impermeável: cria roupas e acessórios à prova d'água para pessoas que queiram utilizar meios de transporte, como a bicicleta, em dia de chuva. A produção das roupas é feita por coletivos e cooperativas localizadas em regiões de baixa renda.
 
House of Work: quer criar espaços de coworking em comunidades de baixa renda, afim de desenvolver o empreendedorismo, troca cultural e ampliar oportunidades.
 
Empresa Social de Reciclagem: a estrutura quer agregar valor aos produtos recicláveis recolhidos por catadores e ser o link entre as cooperativas/catadores individuais e as indústrias recicladoras.
 
Poupa Certo: a ideia do projeto é incentivar a criação de poupança em populações de baixa renda por meio de ferramentas simples, práticas, personalizadas, escalável e de fácil acesso, como por exemplo, o SMS.
 
Fluxo: estúdio de jornalismo independente, sustentado somente pela audiência e não por propagandas.

Para informações sobre a Yunus Negócios Sociais Brasil e futuros ciclos de incubação e aceleração, consulte o site www.yunusnegociossociais.com. São aceitas inscrições de empreendedores de todo o país.

Texto original publicado pelo EcoDesenvolvimento.

Tags:

reciclagem, sustentabilidade, meio ambiente, energia solar, brasil, inclusão, transformação social, poupança, termoplástico, roupa impermeável, yunus, coworking, aquecedor solar, negócios sociais