Um chatbot para o empreendedorismo social dos jovens

Coisa boa é ver a tecnologia contribuindo para o desenvolvimento social do nosso país. A Fundação Telefônica Vivo acaba de implementar em São Paulo, e em breve, em outras cidades, um chatbot para os jovens da periferia. Calma que eu explico. 

Um chatbot é um robozinho capaz de conversar em ferramentas de bate-papo, como aqueles de atendimento ao consumidor em sites que prestam serviço, sabe? Neste caso, o chatbot atende os jovens pelo Messenger do Facebook. E se a ideia já é tecnicamente legal até aqui, a proposta social é ainda mais bacana. 

É claro que é mais do que obrigação uma grande empresa prestar um serviço social, mas é bom quando a gente percebe que há uma imersão para que o projeto não seja só publicidade. 

A Telefônica criou esse canal para falar de empreendedorismo com os jovens de comunidades, dando voz aos próprios jovens da comunidade, com linguagem da comunidade. 

 

Funciona assim. Primeiro o robozinho inicia a conversa, de forma bem coloquial e com uma linguagem sensível aos jovens. E durante a conversa vai enviando um a um, dez vídeos de empreendedores sociais, que estão utilizando o próprio talento para ganhar dinheiro. Em apenas dois minutos, os jovens incentivam outros jovens a fazer o que gostam e a ir atrás dos seus sonhos, mesmo em tempos difíceis para a economia, como a Sheilla, que aprendeu a fazer bolos com a tia e agora sobrevive da culinária. 

Fiz um teste com o robozinho a gostei do que vi. Ele não tem uma inteligência de interação em tempo real, não responde a questões, por exemplo, mas a conexão entre os vídeos é feita de forma bem atraente. 

Quer testar e divulgar essa iniciativa? Acesse e compartilhe a sua opinião: 

https://www.messenger.com/t/345051379162810/

Até breve! 
Tags:

telefônica, periferias, empreendedorismo, jovens



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.