Sociedade / ComportamentoPONTO DE VISTA Revista CNMarço / 2018 por LUIS HENRIQUE MARQUES

Para além das ideologias, a luz do Evangelho

O filósofo italiano Antonio Maria Baggio afirma que “o termo ideologia indica, por si só, algo negativo, distorção do pensamento”. Ele argumenta que a ideologia, “como um pensamento das aparências”, “descreve a realidade como esta se mostra em alguns aspectos, dando-lhe, portanto, uma interpretação verossímil, mas não verdadeira”. E mais: a ideologia “absolutiza o próprio ponto de vista e não procura a verdade, mas, certa de já possui-la, interpreta a realidade à luz do seu ponto de vista”. Por fim, a ideologia – completa Baggio – “geralmente exprime um interesse de partes, oculto sob a forma desinteressada e universalista das próprias declarações”.



Importante

Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.


Se não, assine a revista Cidade Nova.



Acesso gratuito para conhecer o conteúdo da revista

Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.


*O arquivo está em construção.




Revista CN   Março / 2018    Índice desta edição