Comportamento / SustentabilidadeSUSTENTABILIDADE Revista CNMarço / 2018 por ANA CAROLINA WOLFE

As mortes no campo em 2017

Há 32 anos a Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulga dados sobre conflitos no campo no Brasil. As cifras parciais de 2017 não são animadoras. Segundo a organização, 65 pessoas foram assassinadas em conflitos rurais no ano passado, contra 61 assassinatos em 2016. Nos últimos 25 anos, o número de óbitos só foi maior em 2003, quando foram registrados 73 casos. Se considerado todo o período histórico dos relatórios, de 1985 a 2017, a CPT registrou 46 massacres que resultaram na morte de 220 pessoas em nove estados. Esses índices conferem ao Brasil o título de país mais violento do mundo para populações camponesas.



Importante

Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.


Se não, assine a revista Cidade Nova.



Acesso gratuito para conhecer o conteúdo da revista

Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.


*O arquivo está em construção.




Revista CN   Março / 2018    Índice desta edição