Sociedade / Comportamento
  

Turismo Sustentável é opção para quem quer viajar no início do ano

Uma das possibilidades é o roteiro de base comunitária “Do Barro à Arte”, que será realizado Vale do Jequitinhonha (MG), proporcionando uma verdadeira imersão cultural no coração do Brasil

por EcoDesenvolvimento*   publicado às 10:51 de 02/12/2014, modificado às 10:51 de 02/12/2014

Uma iniciativa inédita de Turismo Sustentável no Brasil, co-criada a partir de um projeto de crowdfunding na plataforma virtual Garupa, tem novas datas confirmadas para 2015. Organizado pela Raízes Desenvolvimento Sustentável, o roteiro “Do Barro à Arte” será realizado entre os dias 24 e 29 de janeiro do próximo ano, no Vale do Jequitinhonha-MG.

Turismo Sustentável é opção para quem quer viajar no início do ano. Foto: Divulgação/Raízes

Ao todo, serão seis dias de uma verdadeira imersão cultural no coração do Brasil, vivenciando a rotina das famosas mestres ceramistas da região, com o acompanhamento e facilitação de uma curadora de arte, Maria Sônia Madureira.

O roteiro é de Turismo de Base Comunitária (TBC). Ou seja, a viagem oferece experiências incríveis por meio de hospedagem em receptivos familiares, aproveitando a reconhecida receptividade mineira e, claro, a culinária típica da região.

“Nós sabemos que apesar do turismo sustentável estar crescendo, muita gente ainda não conhece esse segmento. Esta é uma oportunidade excelente para entender como funciona e, além de tudo, fazer uma viagem riquíssima em conhecimento, experiência e momentos inesquecíveis”, disse Jussara Rocha.

Mão na massa

Outro diferencial é a oportunidade de colocar a mão na massa. O turista, além de conhecer todo o processo produtivo das famosas bonecas e artesanatos do Jequi, poderá fazer obras de arte com as próprias mãos.

"Gostei de ver a abundância tomando lugar da seca. Gostei de perceber que, com parcerias e projetos bem feitos, uma região como o Vale do Jequitinhonha está florescendo. A qualidade de vida nas comunidades visitadas me surpreendeu. Não esperava tanta beleza, generosidade, alegria e visão do coletivo. A experiência é forte. O essencial está lá", conta Vivian da Cunha, turista que participou da viagem no último mês de janeiro.

Também está incluso no roteiro visita e pernoite em Diamantina-MG, eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Para mais informações, clique aqui.

*Texto original publicado por EcoDesenvolvimento.

Tags:

arte, minas gerais, turismo sustentável, cerâmica, receptividade mineira, do barro à arte, hospedagem familiar, ceramistas, vale do jequitinhonha, turismo base comunitária, culinária típica