Arte / Comportamento
  

CCBBs têm seis exposições entre as 20 mais visitadas no mundo em 2014

É o que aponta ranking internacional anual publicado pela revista inglesa "The Art Newspaper"

por Paulo Virgílio - Agência Brasil   publicado às 08:20 de 07/04/2015, modificado às 08:20 de 07/04/2015

Os centros culturais Banco do Brasil (CCBBs) ganharam destaque no ranking internacional anual publicado pela revista inglesa The Art Newspaper. Em uma comparação da quantidade de visitantes de mais de 700 exposições em instituições no mundo todo em 2014, o CCBB Rio teve quatro mostras entre as dez mais vistas, enquanto o CCCB Brasília registrou uma exposição em 11º lugar. O CCBB Rio também teve uma mostra como a 14ª mais vista do mundo.

A exposição Salvador Dalí, exibida entre 30 de maio e 22 de setembro do ano passado no CCBB Rio, foi a mostra mais visitada no mundo no segmento de arte pós-impressionista e moderna. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Segundo os números divulgados hoje (7) pelo CCBB Rio, Salvador Dalí, exibida entre 30 de maio e 22 de setembro do ano passado, foi a exposição mais visitada no mundo no segmento de arte pós-impressionista e moderna, com  um público total de 973 mil pessoas e uma média diária de 9.782. No ranking geral da revista, a exposição de Dalí ficou em quarto lugar, atrás apenas de três exposições  em museus de Taipei, capital de Taiwan. Já a mostra Cabeça: Milton Machado, em 5º lugar no cômputo geral, foi a exposição de arte contemporânea mais vista no mundo, com 9.470 visitantes por dia e um total de 447 mil.

ranking da The Art Newspaper  tem como base a média diária de visitantes, pois o período em cartaz de cada exposição é variável. Nesse critério, o CCBB Rio ficou ainda com o 7º lugar – Obsessão Infinita: Kusama (8.702 visitantes diários), e com o décimo, Visões na Coleção Ludwig , que atraiu por dia 8.120 pessoas.

Já o CCBB Brasília obteve a 11a colocação, com a exibição na capital federal, entre 19 de fevereiro e 28 de abril, da mesma mostra da artista plástica japonesa Yayoi Kusama exibida anteriormente no Rio de Janeiro. O número de visitantes diários chegou a 7.957 pessoas. Em 14º lugar, ficou outra exposição do CCBB Rio, Essas Associações, do artista plástico britânico Tino Sehgal, com um público de 7.239 pessoas por dia. 

A mostra inédita Salvador Dalí apresentou cerca de 150 peças entre pinturas, desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias. A seleção abrangeu as diversas fases criativas do pintor, com ênfase no período surrealista, que o consagrou. Por sua vez, a exposição retrospectiva Cabeça celebrou 45 anos de carreira de Milton Machado, reunindo pela primeira vez em um único espaço as obras das diversas fases criativas do artista plástico brasileiro premiado em bienais no Brasil e na Europa.

Desde 2011, quando a publicação incluiu o Brasil no quadro comparativo, o CCBB tem estado presente no ranking anual. Considerada uma das principais fontes internacionais de informação sobre arte, o The Art Newspaper tem um público mundial de mais de 100 mil leitores.

Tags:

arte, cultura, ranking, exposições, the art newspaper, centro cultural banco do brasi