Arte / Comunicação
  

Cidade Nova tem livro indicado ao Prêmio Jabuti 2015

"A Roupa Nova do Arco-da-Velha", de Flávia Savary, concorre com outras nove obras ao prêmio de melhor livro infantil

por Redação   publicado às 13:14 de 23/10/2015, modificado às 13:26 de 23/10/2015

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou ontem (22), o resultado da primeira fase da 57ª edição do Prêmio Jabuti. Foram escolhidos 10 finalistas em cada uma das 27 categorias do prêmio literário. Na categoria infantil, "A Roupa Nova do Arco-da-velha" (Ed. Cidade Nova), de Flávia Savary, está entre os indicados. 

Flávia Savary. Foto: Thiago Borges

A obra é uma homenagem da autora ao seu pai, o cartunista Jaguar, figura fundamental na história iconográfica brasileira. Ao misturar ilustrações inéditas, feitas especialmente para o livro, com outras mais antigas (como o ratinho Sig), ela apresenta às novas gerações um modesto painel da obra do ilustrador.

Confira entrevista com a autora

Considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro, o Prêmio Jabuti recebeu 2.573 inscrições neste ano. A apuração da segunda fase, dia 19/11, avaliará e atribuirá notas a todas as obras finalistas na primeira fase. Os três livros que receberem a maior pontuação dos jurados serão considerados vencedores em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares.

A cerimônia de entrega aos vencedores do Prêmio Jabuti 2015 será realizada em 3 de dezembro de 2015, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Sobre a autora
Flávia Savary nasceu em 1956 e é carioca como o pai, Jaguar. Graduou-se em Português-Inglês em 1980, pela UFRJ. Atua como artista plástica, ilustradora, autora, dramaturga e “inventadeira de modas”. Participou de várias exposições, e seu nome e obra constam de verbetes de dicionários de arte do mundo todo. Ganhou cerca de 80 prêmios literários, no Brasil e no exterior, em gêneros tão diferentes quanto romance, teatro, conto, poesia, crônica para adultos e crianças. Participou de 40 antologias, trabalha com literatura desde sempre e teve publicados, até agora, mais de 30 livros. É colaboradora da revista Cidade Nova. Para conhecer mais sobre a artista, visite o site www.flaviasavary.com

Sobre Jaguar
Nascido em 1932, Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, ou simplesmente Jaguar, é cartunista, chargista, ilustrador e cronista. O mais carioca dos cariocas começou sua carreira em 1951. Foi descoberto pelo humorista Leon Eliachar, que publicou o primeiro desenho de Jaguar no jornal Última Hora, e o convidou a ser o ilustrador de todos os seus livros. Jaguar também ilustrou a obra completa de Stanislaw Ponte Preta.

Inicialmente, assinava como Sérgio Jaguaribe, mas o amigo Borjalo sugeriu o pseudônimo de Jaguar. Foi colaborador das mais importantes publicações da imprensa brasileira, entre elas, Tribuna da Imprensa, O Globo, Jornal do Brasil, Pif Paf (revista de Millôr Fernandes), Diners, Manchete e Senhor, onde era editor de humor. Foi um dos fundadores de O Pasquim, jornal que batizou e cujo símbolo era de sua autoria: o ratinho Sig, que participa ativamente desse livro. Atualmente, entre outras atividades, faz charges e crônicas para O Dia. 

Tags:

jaguar, flavia savary, editora cidade nova, prêmio jabuti, flávia savary, a roupa nova do arco-da-velha