Meio-ambiente / Política
  

Ministra diz que recuperação da Bacia do Rio Doce levará pelo menos dez anos

Segundo Izabella Teixeira, do Ministério do Meio Ambiente, todas as partes envolvidas devem convergir numa proposta única para revitalizar nascentes, fauna e flora atingidas

por Ana Cristina Campos - Agência Brasil   publicado às 10:02 de 18/11/2015, modificado às 10:03 de 18/11/2015

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse ontem (17) que o projeto de recuperação da Bacia do Rio Doce será de longo prazo. “Quando falo de longo prazo, é um projeto de pelo menos uma década”.

A Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira fala à imprensa após encontro da presidente Dilma Rousseff com os governadores de MG, Fernando Pimentel, e do ES, Paulo Hartung. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra participou da reunião com a presidente Dilma Rousseff e integrantes do comitê de gestão e avaliação de respostas ao desastre causado pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, na região de Mariana, em Minas Gerais.

Izabella Teixeira falou também sobre o plano de recuperação da Bacia do Rio Doce anunciado, após a reunião, pela presidente Dilma Rousseff. Segundo a ministra, haverá muito trabalho pela frente a ser feito e que o objetivo é chamar todos as partes envolvidas para convergir numa proposta única que não é de curto prazo.

“O desastre é enorme, é uma catástrofe, o pior desastre ambiental do país, e temos que tomar medidas inovadoras para resolver. A gente sabe que a parte de peixes, a fauna intocada, répteis, isso foi perdido. Os especialistas terão que dizer quanto tempo leva [a revitalização]. Além da recuperação de nascentes e uma série de situações estruturantes para a restauração da qualidade ambiental na bacia”, disse Izabella.

Tags:

recuperação, fauna, flora, ministério do meio ambiente, tragédia, revitalização, mariana, desastre ambiental, peixes