Foto: Divulgação
A partir de hoje (5), Campos do Jordão recebe o 45º Festival Internacional de Inverno, o mais importante festival de música clássica da América Latina. O tradicional evento se estende até 3 agosto e oferece uma extensa programação de concertos, na maioria gratuitos, com participação de renomados artistas e grupos nacionais e internacionais.
A abertura oficial acontece no Auditório Cláudio Santoro, com os Coros da Orquestra Sinfônica Brasileira (Osesp) e Acadêmico da Osesp, o barítono Paulo Szot e solistas convidados, executando a Nona Sinfonia de Beethoven, sob a regência de Marin Alsop. O maestro também irá reger a Orquestra do Festival, formada por 145 bolsistas participantes desta edição, em quatro concertos.
A programação artística terá 27 concertos de orquestras e bandas sinfônicas, entre as mais importantes do Brasil, como a Osesp, a Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, a Orquestra do Theatro São Pedro e a Orquestra Petrobras Sinfônica.
Entre os regentes, além de Marin Alsop e Giancarlo Guerrero, destacam-se Marcelo Lehninger, Cláudio Cruz, Roberto Minczuk, Fabio Mechetti, John Neschling e Luiz Fernando Malheiro.
A jovem compositora inglesa Anna Clyne (atual residente da Sinfônica de Chicago) será a compositora convidada dessa edição, ministrando aulas para a classe de composição e tendo várias obras executadas ao longo da programação, em estreia latino-americana.
Outros artistas de destaque são o Escher String Quartet (de Nova York), como grupo residente do Festival; os pianistas brasileiros Arnaldo Cohen, Jean Louis Steuerman e o jovem Cristian Budu (vencedor do Concurso Internacional de Piano Clara Haskil, na Suíça); o pianista russo Kirill Gerstein; o trompista alemão Stefan Dohr (1ª trompa da Filarmônica de Berlim); e o violinista spalla da Osesp Emmanuele Baldini (como professor, solista e regente).
O Festival apresentará ainda dois ciclos dedicados a compositores que têm seus nascimentos celebrados em 2014: Guerra-Peixe e Richard Strauss.
Desde sua criação, o Festival de Inverno de Campos do Jordão recebe bolsistas nacionais e internacionais, que convivem durante três semanas de intensa atividade musical, com aulas teóricas, de prática orquestral e de câmara, sob a orientação de professores de renome. Entre os professores de destaque desta edição, estão o flautista norte-americano Ranson Wilson, o oboísta brasileiro radicado na Alemanha Washington Barella e o clarinetista inglês Mark van de Wiel (1º clarinete na Orquestra Philharmonia de Londres), o violinista Daniel Guedes (UFRJ) e o fagotista Fábio Cury (OSTM -SP).
Acesse aqui a programação completa do evento
*Texto original editado pela Cidade Nova/Com informações da Assessoria de Imprensa do Festival