Eventos / Mov. Focolare
  

Notícias do coração da floresta

MUNDO UNIDO Jovens de Parintins já se mobilizam para participar do Genfest 2024, movidos pela convicção de que todos nasceram para construir a unidade e fraternidade universais

por A Redação.   publicado às 00:00 de 17/05/2023, modificado às 17:30 de 17/05/2023

MUNDO UNIDO Jovens de Parintins já se mobilizam para participar do Genfest 2024, movidos pela convicção de que todos nasceram para construir a unidade e fraternidade universais

É de Parintins, no interior do estado do Amazonas, que chegaram relatos entusiasmados de um grupo de cerca de 20 jovens, com idade média de 17 para 18 anos, que já realizam um intenso trabalho de preparação para a participação no Genfest 2024. A porta-voz do grupo é Ana Paula Cavalcante da Costa, de 27 anos. Ela conta que um dos grandes desafios do grupo é levantar recursos financeiros para a viagem e estadia em Aparecida (SP), onde, em julho do próximo ano, ocorrerá a próxima edição internacional do festival juvenil do Movimento dos Focolares. Para além desse desafio, esses jovens demonstram uma grande convicção de que todos nascemos para a unidade e fraternidade e que esse festival será uma oportunidade histórica para testemunhar isso.

Nesse sentido, para Ana Paula, o Genfest já está em andamento com essa preparação que, para ela em particular, teve início com o congresso nacional do Movimento Gen (setor juvenil do Movimento dos Focolares), realizado em novembro do ano passado, em Natal. Ali, foi anunciada oficialmente a realização do Genfest Internacional em Aparecida. Ao retornar para a sua cidade natal, ela não perdeu tempo e convidou toda a comunidade local dos Focolares, em especial o pequeno grupo de jovens, a participarem dessa experiência. Entusiasmados e com o suporte dos adultos, os jovens já iniciaram uma série de ações para levantar os recursos de que precisam: rifa de prêmios, bazar de produtos variados, sessões de filmes nas escolas (a cidade não conta com cinema) e venda de brigadeiros com mensagens motivacionais. Outra atividade que deverá ajudar muito esses jovens é a venda de comida (menu variado) nas proximidades do “bumbódromo”, espaço onde se dá a tradicional Festa do Boi de Parintins. 

Semana Mundo Unido dos jovens de Parintins

Um momento importante nessa caminhada rumo ao Genfest foi a Semana Mundo Unido (SMU), uma realização anual dos setores juvenis dos Focolares em que um dos grandes propósitos é criar opinião pública em favor do mundo unido mediante a realização de diferentes ações concretas. Para cada ano, a Semana conta com um tema. Em 2023, a exemplo do ano passado, a SMU – já sintonizada com o Genfest – esteve focada na temática do cuidado com a vida no planeta. 

Inspirados nessa causa, os jovens de Parintins promoveram ações que favorecem a conscientização das pessoas quanto ao cuidado do meio ambiente. A primeira delas foi um encontro em que promoveram uma reflexão inspirada em trechos da carta encíclica Laudato Si’, do papa Francisco. Outra ação foi o gesto de plantar uma árvore em uma escola e organizar os alunos para, em grupos, continuarem cuidando desse cultivo. Outra ação foi o retorno à Lagoa da Francesa, em uma região socialmente vulnerável da cidade, para promover uma gincana ecológica que consistiu na limpeza do local. Essa iniciativa, em uma ocasião anterior, motivou a criação de um coletivo – os Amigos pela Francesa – que passou a cuidar da preservação do local. 

Os jovens de Parintins demonstram não se intimidar com os desafios que implicam a sua participação no Genfest 2024, especialmente para quem vive distante das possibilidades comuns aos grandes centros. “Eles estão encantados com essa experiência”, afirma Ana Paula. 

Tags:

cidade nova, parintins, Focolares Brasil, Genfest 2024