Espiritualidade / Mov. Focolare
  

Obra apresenta vida e pensamento da beata Chiara Luce Badano

Publicado pela Editora Cidade Nova, livro apresenta depoimentos de pais, amigos e pessoas próximas da jovem cuja vida é um forte testemunho de fé e amor que ainda hoje contagia pessoas em todo o mundo

por Luís Henrique Marques   publicado às 00:00 de 27/09/2023, modificado às 17:11 de 27/09/2023

“Mamãe, quando eu partir para o Céu, você deve escrever a experiência do que vivemos e doá-la”. Essa foi uma das recomendações que a jovem Chiara Badano fez aos seus pais durante o período final de sua vida, quando convivia com um osteossarcoma, lembrou a mãe Maria Tereza Badano no texto de apresentação da obra O sorriso que venceu a dor: a trajetória de Chiara Luce Badano, que acaba de ser lançada pela Editora Cidade Nova. 

Natural de Sassello, na Itália, Chiara Badano faleceu em 7 de outubro de 1990, aos 18 anos. Mesmo em meio ao sofrimento gerado pela doença, Chiara Luce (como ficou mais conhecida) deu um testemunho forte de fé e amor que conquista ainda hoje, motivo pelo qual sua vida se tornou um exemplo para muitos jovens e adultos do mundo todo.

Nessa obra, são apresentados depoimentos emocionados dos pais, amigos e pessoas próximas que conviveram com a jovem. O livro conta também com depoimentos da própria Chiara Luce e de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares e guia espiritual da jovem que foi beatificada em outubro de 2010 e foi patrona das Jornadas Mundiais da Juventude do Rio de Janeiro (2013) e de Lisboa (2023). 

O livro revela a espiritualidade da jovem beata, inspirada no carisma dos Focolares, cuja vivência a ajudou a encontrar um sentido para o sofrimento. De fato, ela enfrentou a doença de forma serena e confiante, oferecendo as suas dores para estar mais unida a Deus. Sua postura impressionou a todos que conviveram com Chiara Luce, o que inclui os médicos que a acompanhavam durante o tratamento. Fatos como a perda dos cabelos por causa da quimioterapia e a escolha do vestido de noiva para o seu funeral são momentos comoventes dessa experiência que, certamente, toca o leitor. 

“Quem ainda não conhece Chiara, [...] terá a oportunidade de entrar em contato com as etapas mais significativas do seu percurso nesta terra, de descobrir a intimidade da sua alma e o seu modo de encarar a vida”, escreveu Teresa Badano para quem a filha era uma “apaixonada por Deus e pela vida”. Essa é também a percepção de dom Luigi Testore, bispo de Acqui e autor da causa de canonização de Chiara Luce. Ela “exprime uma humanidade capaz de se libertar de toda escravidão, quase como uma sentinela que vê a aurora muito antes dos outros”, afirma o prelado. “A vida de Chiara, curta, mas intensamente verdadeira, foi um ensinamento amoroso, um estímulo à ação, uma rejeição da indiferença, um exemplo fundamental especialmente para os jovens, que esperamos que saibam se dedicar – em número cada vez maior, apesar das dificuldades – a acolher e apoiar o próximo como Chiara soube fazer”, completa o prefeito de Sassello, Daniele Buschiazzo.

O sorriso que venceu a dor é uma produção original da Fundação Chiara Badano e das editoras Città Nuova e San Paolo. A Fundação Chiara Badano é uma entidade criada em 2011, para promover e tutelar a imagem e a memória da jovem italiana de diversos modos. A tradução para a versão brasileira da obra é do jornalista Gustavo Monteiro.

Tags:

lançamento, Chiara Luce