Sociedade / Comportamento
  

Projeto no Rio incentiva leitura, troca de livros e ocupação de espaço urbano

A iniciativa teve sua primeira edição em agosto deste ano. A proposta é fazer o evento a cada 15 dias em vários pontos da cidade

por Vitor Abdala* - Agência Brasil   publicado às 09:46 de 15/12/2014, modificado às 09:46 de 15/12/2014

Um projeto para estimular a leitura e ao mesmo tempo ocupar os espaços públicos foi promovido ontem (14), na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. O Livre.Ria, que está na segunda edição, promoveu a doação e a troca de livros, além da contação de histórias.

“O Livre.Ria é uma biblioteca colaborativa e itinerante, que leva a cultura e ocupação de espaços públicos. As pessoas participam do projeto doando dois livros e levando um da nossa prateleira. Mas, mesmo quem não tiver livros pode participar da nossa programação”, conta a idealizadora do projeto, Barbara Soledade.

O evento foi realizado no Parque dos Patins, na Lagoa. Pais e crianças aproveitaram a oportunidade para colocar a leitura em dia, como foi o caso do pequeno Bruno de Assis, 7 anos. “Ainda tem um monte de coisa que eu vou olhar, mas o livro que eu mais gostei até agora foi o Super Popeye. Hoje eu não trouxe nenhum livro para trocar, mas um dia vou trazer”, disse o pequeno leitor.

Para a contadora de histórias Taiane Leal, eventos como esse são uma forma lúdica de estimular a leitura. “É um evento ao ar livre, em que todos podem participar de forma democrática. Há a troca de livros, o encontro e a interação.”

O projeto Livre.Ria é feito pela agência de marketing Diálogo Urbano e teve sua primeira edição em agosto deste ano. A proposta é fazer o evento a cada 15 dias em vários pontos da cidade.

Tags:

leitura, cultura, rio de janeiro, biblioteca itinerante, livre.ria, evento