Jovens líderes de todas as partes do mundo se reunirão em Colombo, Sri Lanka, para debater ativamente a agenda global de desenvolvimento. Com o tema “A integração dos jovens na Agenda de Desenvolvimento Pós-2015”, acontece entre os dias 6 e 10 de maio a Conferência Mundial de Juventude 2014.
Foto: ONU
A Conferência tem por objetivo discutir estratégias para fortalecer a participação inclusiva dos jovens e firmar parcerias intergeracionais para o desenvolvimento e implementação da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Ao final será produzido um documento, denominado “Plano de Ação de Colombo”, que oficializará os acordos firmados entre os gestores e jovens presentes no encontro.
A expectativa é que a reunião conte com 1.500 participantes de todo o mundo, incluindo cerca de 400 delegados nacionais representando vários países, além de 350 delegados internacionais que serão jovens líderes de organizações da sociedade civil, jornalistas e ativistas.
Participação brasileira
No Brasil, o processo seletivo foi aberto ao público e coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Diversos jovens de 19 estados brasileiros concorreram às duas vagas para serem delegados oficiais. O comitê de seleção foi composto por representantes da Secretaria Nacional de Juventude, do Conselho Nacional de Juventude, da ONU Brasil e da Secretaria Geral da Presidência da República.
Os critérios para a seleção incluíram o equilíbrio de gênero da delegação, ter representatividade em diversos movimentos de juventudes atuantes no Brasil e experiência com pautas de juventude, Metas do Milênio e processos multilaterais e Pós-2015.
Como resultado, o comitê selecionou um delegado e uma delegada, ambos com experiência e engajamento em grupos de defesa de direitos da juventude.
Debora Souza Batista, de 23 anos, é de São Paulo (SP); é coordenadora de projetos na Associação de Jovens Engajamundo, que busca aproximar os brasileiros das conferências internacionais, além de integrar a Coalizão de Jovens Brasileiros para o Pós-2015. Formada em Relações Internacionais pela PUC/SP, atualmente Debora vem realizando consultas presenciais e online com a juventude brasileira para garantir que a perspectiva jovem esteja presente na agenda de desenvolvimento Pós-2015.
Diego Agostinho Callisto, de 26 anos, é de Juiz de fora (MG), integrante da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids. Diego é assessor do Fórum Consultivo de Juventude (YAF) do UNAIDS e coordenador regional da REDLACJ+ – a Rede Latino-Americana de Jovens Positivos. É formado em Relações Internacionais pela Universidade Anhembi Morumbi.
Para mais informações, visite o site oficial da Conferência – wcy2014.com – ou o Facebook: www.facebook.com/wcy2014.