Sociedade / Política
  

Jovens dos Focolares fazem campanha pelos refugiados

Por meio da campanha #OpenYourBorders, eles pretendem invadir as redes sociais com mensagens de fraternidade, recolher doações e sensibilizar a comunidade internacional

por Redação   publicado às 14:41 de 11/09/2015, modificado às 14:41 de 11/09/2015

A paz começa em pequenos gestos. Por isso, os Jovens por um Mundo Unido, do Movimento dos Focolares lançaram hoje a campanha #OpenYourBorders, com o objetivo de invadir as redes sociais com mensagens de fraternidade e recolher doações para os refugiados de guerra de todo o mundo.

Foto: Divulgação

Trata-se do primeiro passo de um projeto que durará seis meses e promoverá diversas ações com o intuito de sensibilizar a comunidade internacional para a necessidade de soluções imediatas para um drama humanitário que não pode esperar pelas reflexões políticas ou pelos tempos das burocracias nacionais e internacionais.

"Estamos conscientes do cenário global atual, constelado por inúmeros conflitos que provocam fenômenos como as migrações de povos que tentam fugir da violência, da indigência extrema, da fome e das injustiças sociais das quais são vítimas em seus países. Estas feridas profundas nos interpelam diretamente e nos impulsionam a buscar soluções concretas, para as quais dirigimos a nossa atuação pessoal", afirmam os jovens em um manifesto lançado na Itália em março deste ano e que será endereçado a parlamentos nacionais, ao Parlamento Europeu e às Nações Unidas.

"Para realizar a fraternidade universal – acrescentam – não basta a boa vontade do indivíduo: estamos convencidos que seja necessária uma ação da política que mire intervir nas causas dos conflitos e nas condições que geram desigualdade". No documento, os jovens não apenas denunciam essas causas, mas fazem pedidos claros e explícitos:

Reduzir os financiamentos públicos destinados aos armamentos; atuar na raiz das desigualdades para contrastar a miséria; rever os atuais modelos de governança; adotar um modelo de legalidade organizada em oposição aos fenômenos de criminalidade; garantir um nível de instrução primária universal. 

Na página Dialogue to unlock, do Facebook, ou pelo endereço info@unitedworldproject.org podem ser publicadas fotos, depoimentos, iniciativas, vídeos, em favor da acolhida e da paz.

 

O resultado da coleta de fundos pode ser enviado à Cáritas local ou à conta bancária da Secretaria dos Jovens por um Mundo Unido:

PIA ASSOCIAZIONE MASCHILE OPERA DI MARIA
Endereço: Via Frascati 306, Rocca di Papa, 00040 Roma, Italia
Banco: BANCA PROSSIMA
Endereço: Piazza Paolo Ferrari 10 - 20121 Milano, Italia 
IBAN: IT62 W033 5901 6001 0000 0113 348
BIC: BCITITMX500
Tags:

Fraternidade, paz, guerra, abertura, refugiados, nações unidas, movimento dos focolares, acolhida, parlamento europeu, jovens por um mundo unido, #openyourborders