5 dicas de livros infantis sobre tolerância, respeito e amizade

Além de incentivar a leitura, essa lista especial de livros também irá incentivar um crescimento saudável em sociedade, com respeito, tolerância e amizade.

por Web Master   publicado às 00:00 de 20/08/2019, modificado às 19:22 de 20/08/2019

Desde pequenos, a vida em sociedade se mostra desafiadora. Primeiro é preciso dividir os brinquedos, passar a bola para o coleguinha, compartilhar a atenção da mamãe e do papai e por aí vai.

Então, logo começamos a perceber o diferente: aquele coleguinha de cor diferente, com necessidades diferentes, com um corpo diferente .

E nessa fase de tantas descobertas é normal que muitas crianças tenham um estranhamento. Mas também é essencial que papais e mamães orientem as crianças para que esse estranhamento não se transforme em “bullying”, mas sejam passos importantes para uma convivência harmônica e respeitosa em sociedade.

Quanto antes os pequenos aprenderem que conhecer e respeitar o diferente não significa ter que ser como o outro e praticar o que os outros dizem e fazem, com certeza mais perto estaremos de um mundo melhor e mais tolerante.

Por isso, Cidade Nova preparou uma lista de livros infantis sobre essa temática. Além de incentivar a leitura, eles também irão incentivar a prática de valores como a tolerância, o respeito e a amizade.

 

1. Pedro e o menino valentão

Editora: Melhoramentos

Autor(a): Ruth Rocha

Os pais de Pedro logo percebem que ele está sendo perseguido na escola por um menino mais velho. Decidem, então, colocá-lo em uma aula de judô. A partir daí, Pedro passa por um processo de entendimento sobre força emocional e a ineficiência da violência física. O livro está na 20ª edição e é um clássico contra o bullying na escola.

2. Uma escola lunática

Editora: Mil Caramiolas

Autores: Lulu Lima e Jader de Melo

A personagem Malu acorda em um outro planeta. E uma aventura lunática e monstruosamente divertida se desenrola, abordando o tema do bullying de forma sutil e bem humorada.

 

3. Ledazeda

Editora: Peirópolis

Autoras: Mahyra Costivelli e Taisa Borges

Com jogo de rimas e palavras, os pequenos irão conhecer a história de Leda, , uma menina que abocanhava quem passava,. Mas eis que surge Ada, que a ajuda superar seus medos e reconhecer suas virtudes. Leda viu que era lembrada e que não precisava mais dar mordiscadas. O livro trata da importância do carinho e da atenção e sobre como é importante que os pequenos entrem em contato com seus sentimentos.

4. Alê, que não parava de perguntar por quê

Editora: Cidade Nova

Autores: Catherine Proteaux, Gwénaëlle Boulet, Marie Aubinais, Mathieu de Laubier

Alê é um garoto de 5 anos que está na fase dos porquês. Curioso, ele dirige um olhar intrigante sobre o nosso mundo e pergunta sobre tudo, a qualquer hora e em qualquer lugar. Nas repostas apresentadas a ele, fica fácil perceber a importância de abordar com as crianças questões como violência, solidariedade, injustiças, vida e morte etc. Para que elas descubram, o mais cedo possível, o prazer de viver bem e em sociedade.

5. Todos juntos

Editora: Telos

Autor(a): Daniela Kulot

Como é bom aproveitar a vida juntos! Uma história ilustrada sobre amizade, solidariedade, união e tolerância. A autora incentiva as crianças a conhecerem e respeitarem as diferenças existentes entre elas, e também entre as demais pessoas.

 

Com informações de Leiturinha, Google Books e livraria Travessa.