6 dicas para conscientizar as crianças sobre a natureza | Dia Mundial do Meio Ambiente

A mudança precisa começar agora e sabemos que a educação das nossas crianças sobre a importância da conservação da biodiversidade e proteção do meio ambiente é essencial, urgente e capaz de transformar o mundo!

por Web Master   publicado às 00:00 de 04/06/2020, modificado às 18:56 de 04/06/2020

Dia Mundial do Meio Ambiente

-----

Todos os anos, o Fórum Econômico Mundial publica um relatório sobre os riscos globais, ou seja, as principais ameaças para governos e mercados nos próximos anos. E, pela primeira vez, desde 1971, o relatório de 2020 trouxe a questão ambiental como pano de fundo dos cinco maiores riscos globais para a próxima década. Eventos climáticos extremos, desastres naturais e ambientais, falha no combate às mudanças climáticas, perda da biodiversidade e dos recursos naturais. A lista é preocupante.

Claro que a mudança precisa começar agora, mas sabemos também que a educação das nossas crianças sobre a importância da conservação da biodiversidade e proteção do meio ambiente é essencial, urgente e capaz de transformar o mundo!

Por isso, a Cidade Nova separou algumas dicas práticas para viver junto às crianças.

 

1. Não desperdiçar água

Uma boa ideia é criar uma brincadeira ou dinâmica para que a criança se ensaboe com o chuveiro fechado na hora do banho. E lembre-se de ser o exemplo: de nada adianta pedir para que ele não demore no banho se você não faz o mesmo.

2. Incentive a criação de hortas

Que tal brincar de fazer hortas em garrafas pet? A atividade desperta a relação com a natureza, a paciência, o senso de responsabilidade (aguar e cuidar de uma mudinha, por exemplo). Esse momento também pode ser uma oportunidade para falar do ciclo hídrico, da importância de conservar áreas verdes nas cidades e de plantar árvores.

3. Visitar reservas ecológicas

Além do entretenimento junto aos animais e às plantas, a visitação a reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental com trilhas leves e acampamentos também é um ótimo jeito de promover uma relação mais íntima da criança com a natureza e aproveitar o momento para falar sobre o meio ambiente.

4. Confeccionar brinquedos reciclados

Quem nunca brincou de telefone sem fio com lata de achocolatado? Ou fez um carrinho de papelão? Além de incentivar a imaginação, confeccionar brinquedos com material reciclado significa ajudar o meio ambiente e reduzir o consumismo. O papel pode virar barco, chapéu, o tecido um boneco, os rolos de papel higiênico, robôs, e por aí vai.

5. Troca de roupas e brinquedos

Educar as crianças sobre a importância de proteger o meio ambiente também passa por educa-las a serem menos consumistas. Por isso, que tal promover feiras de troca de brinquedos e roupas que ela não usa mais com os amiguinhos? A atividade também desperta a generosidade, o desapego e a partilha. O que não for trocado, pode ser doado para quem mais precisa.

6. Ler livros sobre a natureza e o meio ambiente

A leitura é sempre importante! Então, que tal aproveitar para incentivar a leitura de livros infantis sobre a proteção do meio ambiente?

A Cidade Nova tem em sua coleção o livro “Como vai a Terra?” que traz a temática do aquecimento global, da poluição, do lixo, do uso consciente da água, das energias alternativas, de forma lúdica e divertida para as crianças.

Invista no futuro! Leia “Como vai a Terra?” com as crianças!

 

 

Tags:

crianças, meio ambiente