Espiritualidade
  

Bíblia e crianças: 5 dicas para incentivá-los a conhecer a Palavra de Deus

Sabemos que muitas vezes a linguagem bíblica é difícil até para nós, adultos, quem dirá para as crianças. Então, como desenvolver nelas o hábito e o gosto pela leitura bíblica?

por Cibele Lana   publicado às 00:00 de 16/09/2020, modificado às 11:22 de 16/09/2020

Ler a Bíblia é sempre uma experiência enriquecedora e repleta de sabedoria para a vida. Por isso, incentivar a leitura da Palavra de Deus aos pequenos é essencial para uma formação não só cristã, como também humana.

No entanto, sabemos que muitas vezes a linguagem bíblica é difícil até para nós, adultos, quem dirá para as crianças. Então, como desenvolver nelas o hábito e o gosto pela leitura bíblica?

Aqui na Cidade Nova produzimos livros infantis há décadas e, por isso, nos sentimos confortáveis em compartilhar com vocês algumas dicas.

Antes de mais nada, não se esqueça que as crianças são estimuladas pelo lúdico, pela fantasia, por imagens e por uma linguagem adequada à sua idade. É preciso gerar identificação entre a vida da criança e as histórias da Bíblia. Por isso, não basta colocar o livro, por mais colorido que ele seja, em frente aos pequenos.

Primeira dica: seja o exemplo

Quando falamos de crianças não podemos nos esquecer dessa premissa: elas reproduzem nossos comportamentos com muita facilidade. Por isso, se ela vê que você lê a Bíblia e separa um horário em sua rotina agitada para meditar a Palavra, esse é o melhor incentivo. Se ela demonstrar interesse em participar, melhor ainda!

Segunda dica: antes de mais nada, a vida pode ser uma oração

Outra premissa é ensinar logo cedo que não é apenas lendo a Bíblia que conversamos com Deus, nem mesmo apenas na oração da noite ou da manhã. Um ótimo passo antes de apresentar a Bíblia é estimular as crianças a conversar com Deus durante todo o dia.

Terceira dica: presenteie a criança com livros que narrem histórias bíblicas

São muitas as opções de literatura infantil com histórias bíblicas. Na Cidade Nova mesmo temos “Conte para mim a Bíblia” e “Animais da Bíblia”. Transforme as histórias em atividades lúdicas com teatro, pintura, músicas. Incentive as crianças a reproduzir desenhos do livro e aproveite o momento para explicar aquela passagem de forma simples, evidenciando personagens e animais. Depois, pergunte o que ela entendeu!

Quarta dica: além dos livros, inclua brinquedos com sentidos bíblicos

Além dos livros com narrativas bíblicas, inclua dentre os brinquedos da criança alguns bonecos e jogos com sentidos bíblicos. Você não precisa comprar um. Dá para dar um nome bíblico àquele boneco preferido e explicar sua história, dá para adaptar um jogo com perguntas sobre a Bíblia, e por aí vai. Gerar identificação entre o “mundo” da criança e a Bíblia é também um ótimo começo.

Quinta dica: prepare um ambiente

Quando a criança já for capaz de ler, prepare um ambiente aconchegante para a leitura diária da Bíblia (uma para o público infantil). Pense na iluminação adequada, numa poltrona confortável e incentive a criança a decorar esse ambiente com desenhos sobre Jesus e sobre as histórias da Bíblia. Dedique um tempo nesse ambiente para ler junto com o seu pequeno ou pequena.