Espiritualidade / Mov. Focolare
  

Descubra a Coleção Espiritualidade da Unidade

A Editora Cidade Nova traz uma grande novidade em 2021. Logo mais, a coletânea Espiritualidade da Unidade estará completa com a publicação do 12º livro, intitulado Deus-Amor.

por Teresa Breda   publicado às 00:00 de 30/04/2021, modificado às 16:02 de 25/11/2021

A Coletânea Espiritualidade da Unidade é um compilado inédito de cartas, escritas e falas de Chiara Lubich acerca dos 12 pontos do carisma do Movimento dos Focolares. Em suma, cada fundamento integra uma parte do pensamento, mas acima de tudo são, juntos, chaves de compreensão para colocar em prática o carisma da Unidade. 

Saiba mais sobre cada um deles. 

A vontade de Deus

De basilar importância para a vida cristã, o segundo elemento da Espiritualidade da Unidade é compreendido por vezes como uma atitude dolorosa ou uma resignação à liberdade individual. Segundo Chiara, a vontade de Deus é a expressão do Seu amor por nós, portanto um alimento para a alma. Sua vivência é um forte caminho de santidade comunitário para que “Tornemo-nos santos juntos”. 

 

A palavra

Pela convicção de que a Palavra de Deus é não somente o centro e principal fundamento da Unidade, mas também da espiritualidade judaico-cristã, Chiara  nos convida a compreender em detalhes seu significado e reverberação em nossa vida cotidiana. Esta obra - resultado de vários textos - conduz o leitor e a leitora a caminhar por um caminho de vivência da Palavra, numa profunda relação com Deus.

 

O irmão

"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Jesus convida cada um de nós a olhar o irmão com os olhos de amor, os olhos do Pai que ama sem ver a quem. Em especial, devemos amar os mais pobres, os excluídos e deserdados desta vida, com um coração inclusivo, empático, misericordioso, gratuito e proativo.  

Todos e todas nós ansiamos por relações autênticas. Este livro nos convida a sermos os primeiros a proporcionar esta vivência profunda na sociedade.

 

O amor recíproco

Seguindo este princípio, a autora  nos convoca a amar de forma recíproca. No campo social, este fenômeno é estudado sob diferentes óticas e aspectos culturais. Na espiritualidade ele torna-se evidente, especialmente após o Concílio Vaticano II, com o ensinamento dos papas e de vários documentos da Igreja, em particular, o de Aparecida. Este volume apresenta o amor recíproco como o coração da Espiritualidade da unidade e o segredo para a renovação profunda da vivência cristã.

 

Jesus Eucaristia

Nossa comunhão com o Pai, a Eucaristia, junto ao Batismo e à Confirmação é a fonte da própria vida cristã, de acordo com o Papa Francisco. Nas páginas deste livros Chiara narra sua experiência de íntima relação com Jesus Eucaristia de forma a testemunhar uma confidência ilimitada e de amor fecundo. Portanto, não se trata de um apanhado doutrinal, mas sim os frutos de toda uma vida em Cristo.

 

A Unidade

A globalização permite que possamos nos comunicar instantaneamente com um amigo de outro país e circular informações a quilômetros de distância de maneira rápida pela internet.  Palavra-chave do carisma e da espiritualidade dos Focolares, a Unidade é hoje um fenômeno mundial. Vemos hoje um aumento da divulgação de fake news, discursos de ódio e fenômenos que apenas reforçam a divisão da humanidade. Em contrapartida, Chiara, antes de vivenciar todos os fenômenos da atualidade, já nos apresenta compreensões e inspirações para realizar o “que todos sejam um” também nos dias de hoje.

 

Jesus abandonado

“Deus meu, Deus meu, por que me abandonastes?”. O evangelho de Mateus descreve o grito de Jesus ao Pai que se tornou um grandíssimo mistério que durante séculos a tradição cristã não ousou escrutar. Em contramão, desde o início de sua aventura espiritual, Chiara pediu para Jesus Crucificado “Dê-me a paixão de sua Paixão”. No grito de Jesus da cruz, ela encontrou gradualmente o amor, a chave da unidade, o rosto de Deus que fala à humanidade de hoje.

 

Maria

Sua experiência com Maria é sem dúvidas fascinante. De uma riqueza grandiosa, suas contribuições revelam pontos da vida de Maria pouco conhecidos - até mesmo na Igreja Católica. A fé na maternidade divina da mãe de Deus é escrita na obra por meio da vida da própria autora na relação com Ela. Com uma beleza poética e profundidade teológica, a leitura é acessível e aberta a toda pessoa interessada na vida desta grande mulher. 

 

A igreja-comunhão

Evidenciar o amor genuíno de Chiara à Igreja e ressaltar sua visão carismática e profética sobre esta é o objetivo central deste 10º título da coleção. A percepção da fundadora do Movimento dos Focolares de que a Igreja é, sobretudo, comunhão, povo de Deus, é respaldada e enfatizada no Concílio Vaticano II. Uma vez em seu diário, ela escreveu que quando viesse a falecer desejaria que fosse colocado em seu túmulo o símbolo da cúpula de São Pedro, ícone da Igreja, pela qual Jesus morreu na cruz e que “existirá para além do tempo”. 

 

O Espírito Santo

Sua relação com a terceira pessoa da Santíssima Trindade - o Espírito Santo - é elucidada no livro. A visão de Chiara sobre a ação Dele em sua vida e nas etapas do surgimento do Movimento dos Focolares, com humildade e convicção firme da Tua presença em cada passo, são apresentadas rica e maravilhosamente nesta coletânea.  

Em um dos textos, após falar das maravilhas contempladas por meio da luz do Espírito, a autora expressa seus sonhos: “Sonho que o surgimento de uma fraternidade vivida de forma cada vez mais ampla na Terra, na consciência de milhões de pessoas [...] torne-se, amanhã, nos anos 2000, uma realidade geral, universal” (p. 152).

 

Jesus no Meio

Chiara ensinou sempre a desejar a presença de Jesus entre nós. “Pois, se dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles” (Mt 18, 20). Sua percepção e compreensão profunda com os olhos cristão e convictos do amor do Pai, convidam o leitor(a) a percorrer sua vida sob essa perspectiva. 

 

Deus amor

O 12º e último livro da coletânea abarcará o primeiro fundamento da Espiritualidade da Unidade, Deus amor. Da dor e do sofrimento da Segunda Guerra Mundial, ela ainda jovem na Itália fez uma descoberta que mudaria a sua vida e a vida de milhares de pessoas espalhadas por centenas países ao redor do mundo: Deus é amor. Aguarde este livro que garante uma experiência íntima e afetiva com Chiara e seu ideal de luz.